Blog Bem Panvel

Altas temperaturas: conheça as medidas para evitar a proliferação dos mosquitos

Por 
 | 
18/11/2022
3 min. de leitura

Com a chegada do verão, além das temperaturas mais quentes, tornam-se mais frequentes os zumbidos de insetos e mosquitos. Você já reparou? A época em que o calor convida a usar roupas mais curtas e frescas é também a que nos torna mais vulneráveis às picadas e complicações decorrentes delas. Por isso a Panvel publica, nas próximas semanas, uma série de matérias para falar sobre como prevenir infestações de mosquitos e evitar as picadas desses insetos.

O biólogo Tiago Filipe Steffen, da Universidade Feevale, explica que existe uma grande relação entre as altas temperaturas e o aumento na proliferação de mosquitos. “O metabolismo desses pequenos insetos evoluiu para reconhecer o calor como sendo um momento ideal para o seu desenvolvimento. Quando as temperaturas estão mais elevadas e existe a presença de água, os ovos tendem a eclodir, dando início ao ciclo do mosquito”, afirma o biólogo.

O perigo do Aedes aegypti

Mas não estamos falando apenas do desconforto das picadas ou do zumbido capaz de atrapalhar qualquer noite de sono. O mosquito Aedes aegypti é o mais perigoso,  pois pode transmitir os vírus da dengue, chikungunya e zika.

A pesquisadora Rafaela Vieira Bruno, do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos da Fiocruz, explica que, assim como os demais insetos, o calor faz com que o Aedes aegypti se reproduza mais rapidamente: “O tempo necessário para uma nova geração de mosquitos é menor. Do ovo até o mosquito adulto, leva de sete a 10 dias”.

Repelentes: use os aprovados pela Anvisa

Um dos principais cuidados para evitar a contaminação é usar repelente. Mas não qualquer produto, como explica Rafaela: “É importante usar os repelentes já validados pela Anvisa e evitar receitas caseiras e fórmulas mágicas. No caso de crianças abaixo de seis meses, que ainda não podem usar repelente, é possível usar roupinha de manga, mesmo de tecido leve, proteger o berço com mosquiteiro se possível proteger as janelas também com mosquiteiro. É ela que vai colocar os ovos e transmitir os vírus”

Além desta proteção individual oferecida pelos repelentes, ambos os especialistas reforçam a importância do cuidado coletivo para evitar a proliferação dos mosquitos, especialmente o Aedes aegypti. Isso é possível evitando o acúmulo de água parada, pois esse é o ambiente ideal para o depósito de ovos dos mosquitos. Objetos como vasilhames e baldes com água são potenciais criadouros dos mosquitos no verão.

Cuidados em casa

A pesquisadora da Fiocruz recomenda separar 10 minutos, todas as semanas, para realizar uma vistoria em casa. Conheça as recomendações:

  • Colocar areia nos pratinhos de plantas para evitar que acumulem água.
  • Guardar baldes, garrafas e vasilhames sempre com a parte aberta para baixo.
  • Verificar pequenos pedaços quebrados na caixa d’água que possam servir de entrada para o mosquito.
  • Se for inevitável armazenar água, cobrir os recipientes com tela para evitar que a fêmea os utilize para depositar seus ovos.

“Ao tomar essas medidas, contribuímos bastante para diminuir a infestação de mosquitos. Individualmente, podemos ajudar bastante olhando no nosso entorno e conversando com vizinhos para que façam o mesmo”, afirma Rafaela.

Você já colocou algumas destas dicas em prática? Conte nos comentários! Compartilhe estas informações com amigos e vizinhos e ajude a deixar todos mais seguros e protegidos dos mosquitos no verão!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu