Blog Bem Panvel

Bucha vegetal: benefícios para pele e meio ambiente

Por 
 | 
13/04/2022
3 min. de leitura

O momento do banho é a hora em que relaxamos, paramos para pensar em tudo que aconteceu no dia, ou no que vai acontecer, é onde colocamos nossos pensamentos no lugar e também é a hora em que cuidamos do nosso corpo. Já pensou em usufruir ainda mais desse momento substituindo a bucha de banho por uma bucha vegetal?

A Panvel trabalha com esse produto que traz diversos benefícios, não só para a pele do nosso corpo, mas para o meio ambiente também! Essa bucha tende a ser mais acessível que as mais comuns de encontrar em supermercados e farmácias e a sensação de frescor e limpeza que deixa na pele é inúmeras vezes maior que as esponjas convencionais.

Continue a leitura deste texto para saber quais são os benefícios, como usar de forma correta a bucha vegetal, como descartá-la e muito mais!

O que é bucha vegetal?

A bucha vegetal é uma fruta que nasce em uma trepadeira alta da família das cucurbitáceas, muitas vezes chamada apenas de Lufa. Possui folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, podendo chegar até 45 centímetros de altura e sendo semelhante a um pepino.

Esse tipo de bucha pode ser usada na pele, durante o banho, como esponja para lavar louça ou até mesmo para fazer a limpeza da casa. No entanto, é preciso ter cuidado com superfícies que sejam mais sensíveis a riscos e arranhões.

Outro diferencial da bucha, é que por ter o tamanho mais comprido, é possível cortá-la da maneira que for melhor para cada pessoa e para cada ação que será feita com a bucha.

Apesar de poder facilmente substituir a bucha comum, é necessário ter um cuidado maior com esse tipo de bucha, principalmente no que diz respeito à secagem. Por ser um produto natural, ao mantê-la úmida ou molhada por muito tempo bactérias podem surgir, por isso, é recomendado deixar a bucha secando ao sol após cada uso.

Benefícios da bucha vegetal para a pele

A bucha vegetal traz diversos benefícios para a pele. Ela funciona como um esfoliante natural, que remove as impurezas da pele e elimina as células mortas, além de auxiliar na ativação da circulação, prevenindo o aparecimento de celulite e estria.

Por sua função esfoliante, a bucha ainda ajuda a combater pelos encravados. Massageando a pele com a bucha, também é estimulado as glândulas sebáceas da pele, o que resulta em uma hidratação natural. O resultado é uma pele higienizada e sedosa, com mais brilho e sensação de limpeza e frescor.

Benefícios da bucha vegetal para o meio ambiente

As buchas vegetais, como são naturais, são biodegradáveis. Ou seja, a degradação é rápida e total, não soltando poluentes no meio ambiente e não geram resíduos, diferente das esponjas e buchas sintéticas.

Ao usar a bucha vegetal você acaba ajudando, direta e indiretamente, os agricultores. Isso porque esse tipo de bucha não vai agredir o solo, consequentemente não vai interferir de modo negativo nas plantações, e também estimula o aumento de plantação da Lufa.

Como descartar a bucha vegetal

Diferente dos outros tipos de buchas e esponjas, a bucha vegetal, como dito anteriormente neste texto, é proveniente de uma planta, sendo assim, é um produto biodegradável. Portanto, para seu descarte, basta cortar a bucha em pequenos pedaços e descartá-los em uma composteira ou em uma lixeira junto com os outros resíduos orgânicos. Contudo, é importante ressaltar que para que o descarte em uma composteira seja possível, é preciso que a bucha tenha sido usada apenas com produtos biodegradáveis, como shampoos e sabões naturais.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu