Blog Bem Panvel

Dia da Mulher: 15 minutos de autocuidado para melhorar a sua rotina

Por 
 | 
08/03/2022
3 min. de leitura

Jovens, adultas, maduras, estudantes, profissionais. Na data em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, a capacidade feminina de cuidado e de realização das mais diversas atividades é uma das características que mais recebem elogios. Mas qual o lugar você ocupa da sua própria lista de prioridades? Entre trabalho, família, amigos e compromissos, muitas mulheres acabam se deixando para depois. Se esse é o seu caso, queremos convidá-la a incluir o autocuidado na sua rotina.

O que vem a sua cabeça quando ouve a palavra autocuidado? Se for skincare, é um ótimo começo: quem já adotou uma rotina de cuidados com a pele já deve ter notado a melhora na autoestima. Se você ainda não começou, pode parecer uma grande novidade. Com a prática, porém, vai perceber que 15 minutos diários são suficientes para melhorar a qualidade e a saúde da pele, prevenindo danos solares e o envelhecimento precoce que se manifesta em forma de rugas e outras marcas da idade.

Mas o autocuidado não se restringe apenas à saúde da pele e do corpo. O conceito de cuidar de si mesma é amplo e abrange também a atenção à saúde mental.

A psicóloga Bruna Domingos acredita que, apesar da rotina corrida das mulheres, é possível promover saúde por meio de atitudes simples e prazerosas de autocuidado. "Não estou me referindo apenas ao cuidado com o peso, forma física e estética, mas também a reflexão sobre como está o seu bem-estar mental, social e até mesmo espiritual", explica Bruna.

Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, a psicóloga sugere uma reflexão sobre o seu autocuidado. Você pode começar por questionar a si mesma:

  • Quais avaliações tenho feito sobre mim?
  • Será que ando me auto criticando ou me autossabotando?
  • Ando muito estressada?
  • Descanso o suficiente?
  • Tenho momentos de diversão e prazer?
  • Minha alimentação está nutrindo meu corpo adequadamente?

"A correria dia a dia faz com que, muitas vezes, a gente esqueça de nos ouvir e buscar responder ao nosso corpo de forma gentil e amorosa", comenta Bruna.

Por isso, a psicóloga também compartilha com as leituras algumas ideias de como as mulheres podem oferecer cuidado a si mesmas, por meio de gestos simples na vida cotidiana.

  • Cuidados físicos: fazendo uma massagem, tomando uma xícara de chá sem pressa, indo periodicamente ao médico e realizando também o autoexame de mamas
  • Cuidados mentais: meditando, assistindo um filme engraçado ou lendo um livro que te faça bem
  • Cuidados emocionais: ouvindo música, acariciando seu pet e até mesmo chorando quando estiver angustiada (e procurando ajuda profissional quando estiver muito difícil)
  • Cuidados relacionais: fazendo uma videochamada com os amigos, tomando um bom vinho com seu parceiro (a) ou brincando com seu filho
  • Cuidados espirituais: rezando, praticando a gratidão ou até mesmo ajudando outras pessoas

"Procure encontrar o que seu corpo e sua mente precisam para se sentir bem e em paz. Conecte-se com ele para que essas simples respostas surjam, e se motive a praticar esses pequenos atos que podem fazer bem a você e ao seu corpo, independente do formato, peso ou idade que ele tenha.", aconselha Bruna Domingos.

Agora que você já sabe por onde começar, que tal colocar as dicas em prática? Priorize a sua saúde física e mental e leve o Dia da Mulher para todo o seu calendário!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu