Blog Bem Panvel

Bisoprolol: como tomar, bula e muito mais

O que é Bisoprolol?

O Hemifumarato de Bisoprolol é um medicamento indicado para o tratamento da hipertensão, da doença cardíaca coronariana e de insuficiência cardíaca crônica estável.

Composição do Bisoprolol

O Hemifumarato de Bisoprolol está disponível nas opções de 1,25 mg, 2,5 mg, 5 mg e 10 mg da substância. Os excipientes são fosfato de cálcio dibásico, amido, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, crospovidona, hipromelose, macrogol, dimeticona, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro vermelho.

Superdose de Bisoprolol: o que fazer?

O uso do Bisoprolol deve ser feito sempre de acordo com a dosagem indicada pelo médico. Em caso de superdosagem, o paciente pode sentir bradicardia, hipotensão, broncoespasmo, insuficiência cardíaca aguda e hipoglicemia. Caso isso aconteça, é necessário procurar socorro médico imediatamente para iniciar o tratamento sintomático e de suporte.

Para que serve o Bisoprolol?

O Bisoprolol é um medicamento indicado, nas dosagens de 1,25 mg e 2,5 mg, para o tratamento de insuficiência cardíaca crônica estável com função ventricular sistólica esquerda reduzida. Já as dosagens de 5 mg e 10 mg são utilizadas no tratamento da hipertensão e doença cardíaca coronariana (angina pectoris). Também podem ser usados para tratar insuficiência cardíaca crônica estável com função ventricular sistólica esquerda reduzida.

Como o Bisoprolol funciona?

O Bisoprolol é um medicamento que pertence à classe dos betabloqueadores, que têm a função de bloquear os receptores beta-adrenérgicos no organismo, especialmente os encontrados no coração. Ao bloquear esses receptores, o Bisoprolol reduz a ação da adrenalina no coração, resultando em efeitos benéficos para pessoas com condições como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca crônica e algumas arritmias cardíacas.

Contraindicações do Bisoprolol

O Bisoprolol é contraindicado nos seguintes casos:

  • Hipersensibilidade ao Bisoprolol ou a qualquer dos excipientes;
  • Insuficiência cardíaca aguda;
  • Choque cardiogênico;
  • Bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro grau (sem marcapasso);
  • Síndrome do nó sinusal;
  • Bloqueio sinoatrial;
  • Bradicardia sintomática;
  • Hipotensão sintomática;
  • Asma brônquica grave;
  • Formas graves de doença arterial obstrutiva periférica ou síndrome de Raynaud;
  • Feocromocitoma não tratado;
  • Acidose metabólica.

Como usar o Bisoprolol?

Os comprimidos de Bisoprolol devem ser ingeridos pela manhã, com a ajuda de um pouco de água, antes, durante ou após o café da manhã. O tratamento com esse medicamento costuma ser de longa duração e deve ser seguido com atenção, com acompanhamento regular do médico. A dosagem depende de cada caso e deve ser ajustada individualmente, de acordo com a frequência cardíaca e o sucesso terapêutico.

O que fazer se eu esquecer de usar o Bisoprolol?

Para o sucesso do tratamento com Bisoprolol, é importante seguir as doses recomendadas pelo médico. Caso se esqueça de tomar uma dose, não tome uma dose dobrada para compensar a esquecida. Continue o tratamento normalmente na manhã seguinte. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.

Cuidados ao usar o Bisoprolol

No caso da insuficiência cardíaca crônica estável, o tratamento com Bisoprolol deve ser iniciado com uma etapa especial de titulação. Além disso, o tratamento deve ter acompanhamento médico regular. O Bisoprolol deve ser usado com cuidado em casos de diabetes mellitus com grandes flutuações nos níveis da glicemia, terapia de dessensibilização em andamento, bloqueio AV de primeiro grau, angina de Prinzmetal e doença arterial obstrutiva periférica.

Em pacientes com psoríase ou com histórico de psoríase, o tratamento com Bisoprolol deve ser feito apenas após cuidadosa avaliação dos riscos e benefícios. O medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O paciente deve evitar dirigir ou operar máquinas durante o tratamento, especialmente no início ou quando a dose é aumentada.

Interações medicamentosas 

No caso de insuficiência cardíaca crônica estável, o uso de Bisoprolol deve ser feito com cuidado em pacientes que fazem uso de medicamentos utilizados para tratar batimentos cardíacos irregulares. Em todos os casos, também deve ser evitado o uso em conjunto com medicamento para tratar pressão alta ou angina pectoris. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. 

Efeitos colaterais do Bisoprolol

O uso do Bisoprolol pode causar diversos efeitos colaterais, como:

  • Bradicardia
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Sensação de frio ou dormência nas extremidades do corpo
  • Hipotensão
  • Fadiga

Caso observe algum desses ou outros efeitos, procure orientação médica.

Como guardar o Bisoprolol?

O Bisoprolol deve ser guardado em temperatura ambiente, protegido da luz e da umidade. Mantenha o medicamento em sua embalagem original e não o utilize caso o prazo de validade de 36 meses esteja vencido. Caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico. Lembre-se de que todo medicamento deve ser mantido longe do alcance de crianças.

Perguntas frequentes sobre o Bisoprolol

É comum surgirem algumas dúvidas sobre o uso do Bisoprolol e seus efeitos. Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse medicamento.

Qual o nome do genérico do Bisoprolol?

O Bisoprolol é encontrado como genérico com o nome de Hemifumarato de Bisoprolol mesmo. É que o nome genérico é geralmente o nome do princípio ativo do medicamento, que nesse caso é o Bisoprolol. Por isso, é só procurar por procurar por Bisoprolol nas farmácias ou consultar o médico para obter orientações específicas sobre a prescrição e o uso desse medicamento.

Qual a diferença entre Concor e Bisoprolol?

Não há diferença. Concor é uma marca comercial de um medicamento que contém o Hemifumarato de Bisoprolol como princípio ativo. Por isso, eles são o mesmo medicamento, mas Bisoprolol é o nome genérico e Concor é uma das marcas comerciais que vendem esse ativo.

Confira mais conteúdos na aba Tudo sobre medicamentos e faça sua compra de medicamentos para o sistema circulatório na Panvel!

menu