Livalo 4mg 60 Comprimidos Revestidos
Descrição do produto
O que é o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos?
O Livalo 4mg Comprimidos Revestidos é um medicamento indicado para auxiliar na redução dos níveis elevados de colesterol total, colesterol LDL (conhecido como "colesterol ruim"), apolipoproteína B e triglicerídeos em adultos. Além disso, também pode contribuir para o aumento do colesterol HDL ("colesterol bom"). O uso do Livalo 4mg é recomendado como complemento à dieta e a outras medidas não farmacológicas, quando estas não são suficientes para controlar os níveis de gorduras no sangue. Sempre utilize este medicamento sob orientação médica.
Qual o princípio ativo do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos?
O princípio ativo do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos é a pitavastatina cálcica, que atua diretamente na redução do colesterol e dos triglicerídeos.
Como o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos age no organismo?
O Livalo 4mg Comprimidos Revestidos pertence à classe dos inibidores da HMG-CoA redutase, conhecidos como estatinas. Ele age inibindo a produção de colesterol no fígado, que é a principal fonte de colesterol do organismo. Dessa forma, o medicamento reduz o colesterol total e o LDL, enquanto pode aumentar o HDL. O efeito máximo no sangue é atingido cerca de uma hora após a administração oral.
Composição do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos
- Princípio ativo: 4,18 mg de pitavastatina cálcica (equivalente a 4 mg de pitavastatina em base livre)
- Lactose monoidratada
- Hiprolose
- Hipromelose
- Silicato de alumínio e magnésio
- Estearato de magnésio
- Dióxido de titânio
- Citrato de trietila
- Dióxido de silício
Quais são os efeitos colaterais do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos?
O uso do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos pode causar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns incluem:
- Dor nas costas
- Constipação
- Diarreia
- Mialgia (dor muscular)
- Artralgia (dor nas articulações)
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Sintomas gripais
- Nasofaringite
Reações incomuns podem incluir dor nas extremidades, elevação de enzimas do organismo, náusea, tontura, espasmos musculares, entre outros. Reações raras e muito raras incluem rabdomiólise, insuficiência renal aguda, miopatia, elevação de enzimas hepáticas, hepatite, icterícia, insuficiência hepática, depressão, disfunção erétil e neuropatia periférica. Sempre informe ao seu médico sobre qualquer sintoma inesperado.
Como devo usar o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos?
O uso do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos deve ser feito conforme orientação médica e de acordo com a bula. Não altere a dose, não interrompa ou prolongue o tratamento sem consultar um profissional de saúde. O medicamento deve ser ingerido inteiro, sem partir, abrir ou mastigar.
Cuidados ao usar o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos
Antes de iniciar o tratamento com Livalo 4mg Comprimidos Revestidos, é importante informar ao médico sobre qualquer condição de saúde, uso de outros medicamentos, consumo de álcool e histórico de doenças musculares ou hepáticas. O medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal, idosos, ou em uso concomitante de fibratos. Mulheres grávidas, que possam engravidar ou estejam amamentando não devem utilizar o produto. Não se automedique e siga sempre as orientações do seu médico.
Interações medicamentosas com o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos
O Livalo 4mg Comprimidos Revestidos pode interagir com outros medicamentos, como ciclosporina, eritromicina, colchicina, rifampina, niacina, fibratos (como genfibrozila), entre outros. O uso concomitante com álcool também requer cautela. Informe sempre ao seu médico sobre todos os medicamentos e suplementos que você utiliza.
Superdose do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos: o que fazer?
Em caso de superdose do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos, procure imediatamente assistência médica e leve a embalagem ou bula do medicamento. O tratamento deve ser sintomático e de suporte, conforme orientação profissional.
O que fazer se eu esquecer de usar o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos?
Se esquecer de tomar uma dose do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos, tome-a assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e siga o tratamento normalmente. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
Contraindicações do Livalo 4mg Comprimidos Revestidos
- Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula
- Doença hepática ativa
- Mulheres grávidas ou em idade fértil sem método contraceptivo eficaz
- Mulheres amamentando
- Uso concomitante com ciclosporina ou eritromicina
Quando não devo usar o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos?
O Livalo 4mg Comprimidos Revestidos não deve ser utilizado por mulheres grávidas, que possam engravidar durante o tratamento, ou que estejam amamentando. Pacientes com doença hepática ativa, insuficiência renal grave, ou que consomem grandes quantidades de álcool devem evitar o uso. O medicamento não é indicado para crianças, pois a segurança e eficácia não foram estabelecidas para essa população. Idosos devem usar com cautela, sob supervisão médica.
Posso comprar o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos sem receita médica?
Não. O Livalo 4mg Comprimidos Revestidos é um medicamento de venda sob prescrição médica. A aquisição e o uso devem ser feitos somente com orientação de um profissional de saúde.
Como armazenar o Livalo 4mg Comprimidos Revestidos?
O Livalo 4mg Comprimidos Revestidos deve ser mantido em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da umidade e luz, e sempre em sua embalagem original. Não utilize o medicamento após o prazo de validade e mantenha fora do alcance de crianças.
O Livalo 4mg Comprimidos Revestidos está disponível na Panvel. Consulte um profissional de saúde antes de usar. Veja mais em Colesterol e Triglicerídeos.