Franol 20 Comprimidos
Descrição do produto
Descrição do produto
- Antiasmático;
- Comprimidos;
- Uso oral, uso adulto e pediátrico;
- Embalagem contendo 20 comprimidos.
Composição
O Franol é um medicamento que tem em sua fórmula duas substâncias:
- Teofilina e Sulfato de efedrina.
Ambas substâncias têm ação complementar, promovendo a dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares, aliviando os sintomas da asma brônquica.
Franol é indicado para o quê?
Este medicamento atua como broncodilatador, ou seja, é uma substância que causa a dilatação das vias aéreas. Ele também pode ser utilizado tanto para a prevenção quanto para o tratamento de asma brônquica. Além disso, o Franol pode ser usado para casos de broncoespasmo (contração dos brônquios e bronquíolos), bronquite e enfisema.
Como tomar o Franol?
O medicamento pode ser usado tanto por adultos quanto crianças, desde que haja orientação médica e os comprimidos possam ser tomados com água e engolidos adequadamente.
Para adultos
A dose usual para adultos é de 3 comprimidos diários, porém, essa dosagem pode sofrer alterações de acordo com a necessidade de cada pessoa e indicação médica. Em casos específicos em que seja preciso o consumo de mais do que 3 comprimidos, será necessário monitoramento dos níveis de teofilina no sangue para assegurar o bem-estar do paciente.
Para crianças
Metade ou a terça parte do que é consumido pelos adultos ou a critério médico. O importante é seguir as orientações médicas e qualquer alteração em relação à frequência ou dosagem deve ser alinhada com um médico especialista.
Contraindicações do Franol
O medicamento é contraindicado para pessoas:
- grávidas ou amamentando;
- com alergia aos componentes da fórmula;
- que sofreram infarto recentemente;
- com arritmia cardíaca aguda;
- com dores no peito;
- com hipertireoidismo;
- crianças menores de 6 anos.
Possíveis reações adversas do Franol
As reações adversas ao Franol, em sua maioria, são leves e não necessitam de nenhum tipo de tratamento ou atendimento emergencial. Porém, se houver consumo de doses excessivas do medicamento, podem ocorrer algumas reações, como:
- vermelhidão na pele;
- taquicardia;
- vertigem;
- palpitação;
- dor de cabeça;
- ansiedade e insônia;
- náusea e vômito;
- aumento de sudorese;
- dificuldade em urinar.
Reação do Franol com bebidas e outros medicamentos
O Franol pode ter algumas reações incompatíveis com a ingestão de certas bebidas alcoólicas e não alcoólicas, bem como, com outros tipos de medicamentos de uso a curto prazo ou contínuo. Saiba mais a seguir.
Com o café
O Franol quando misturado com o café pode ter sua ação potencializada. Recomenda-se consumir menos cafeína durante o tratamento com o medicamento e se o fizer, em horários diferentes dos que foram programados para tomar o remédio.
Com o álcool
Não é recomendado o uso do Franol com nenhum tipo de bebida alcoólica, já que o consumo dos dois pode potencializar os efeitos e reações do medicamento.
Com outros medicamentos
Já com outros medicamentos, o Franol pode alterar a eficácia desses medicamentos e do próprio Franol, como nos casos de:
- contraceptivos;
- alguns tipos de antibióticos;
- vacinas contra influenza e tuberculose.
Então, se você estiver tomando outros medicamentos e precisar consumir o Franol, é de extrema importância avisar ao médico. Não usar este medicamento sem o conhecimento de um médico, pois o uso sem orientação adequada pode prejudicar a sua saúde.
Bula do Franol
Para saber mais detalhes sobre reações adversas, como o medicamento age no organismo, entre outros detalhes com maior profundidade, conferir, junto à ANVISA, a bula completa do medicamento.