Eylia 40mg/ml Solução Injetável
Descrição do produto
O que é a Eylia 40mg/mL Solução Injetável?
A Eylia 40mg/mL Solução Injetável é um medicamento utilizado para o tratamento de diversas doenças oculares graves, como a Eylia para degeneração macular relacionada à idade (DMRI úmida), edema macular secundário à oclusão da veia da retina, edema macular diabético e neovascularização coroidal miópica. Além disso, também é indicada para o tratamento da retinopatia da prematuridade em recém-nascidos prematuros. O uso da Eylia deve ser feito sob prescrição e acompanhamento médico, sendo administrada por profissionais de saúde qualificados.
Qual o princípio ativo da Eylia 40mg/mL Solução Injetável?
O princípio ativo da Eylia 40mg/mL bula é o aflibercepte, uma proteína de fusão recombinante que atua bloqueando fatores de crescimento envolvidos na formação de vasos sanguíneos anormais no olho.
Como a Eylia 40mg/mL Solução Injetável age no organismo?
A Eylia age bloqueando a ação de fatores de crescimento, como o VEGF-A e o PLGF, que estão relacionados ao surgimento de vasos sanguíneos anormais e ao vazamento de fluidos no olho. Ao inibir esses fatores, a Eylia ajuda a estabilizar e, em muitos casos, melhorar a visão de pacientes com doenças como DMRI úmida, edema macular e retinopatia da prematuridade. Dessa forma, contribui para a redução do inchaço e do extravasamento de sangue e fluido na retina.
Composição da Eylia 40mg/mL Solução Injetável
- Princípio ativo: aflibercepte (40mg/mL)
- Excipientes: polissorbato 20, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, cloreto de sódio, sacarose e água para injetáveis
- Contém menos de 1 mmol de sódio por dose (basicamente isento de sódio)
Quais são os efeitos colaterais da Eylia 40mg/mL Solução Injetável?
Como todo medicamento, a Eylia pode causar efeitos colaterais. Os mais comuns incluem:
- Deterioração da visão
- Olhos vermelhos devido a hemorragia subconjuntival
- Dor no olho
Efeitos frequentes: diminuição da nitidez da visão, visão borrada, sangramento no olho, catarata, erosão da córnea, aumento da pressão intraocular, moscas volantes, descolamento do vítreo, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, edema da pálpabra, hemorragia no local da injeção, hiperemia conjuntival e ocular.
Efeitos pouco frequentes: reações alérgicas, endoftalmite, uveíte, iridociclite, opacidade na câmara anterior, irite, edema da córnea, irritação na pálpabra.
Efeitos raros: cegueira, catarata traumática, vitreíte, hipópio (pus no olho).
Em recém-nascidos prematuros, podem ocorrer deslocamento de retina, hemorragia conjuntival, hemorragia no local da injeção, aumento da pressão ocular e edema da pálpabra.
Como devo usar a Eylia 40mg/mL Solução Injetável?
A administração da Eylia deve ser feita exclusivamente por um médico qualificado, com experiência em injeções intravítreas, em ambiente asséptico. Siga rigorosamente as orientações do profissional de saúde e nunca tente aplicar o medicamento por conta própria. A posologia e o esquema de tratamento são definidos pelo médico, de acordo com a doença tratada e a resposta do paciente.
Cuidados ao usar a Eylia 40mg/mL Solução Injetável
É fundamental informar ao médico sobre qualquer histórico de alergias, infecções oculares, inflamações, glaucoma, cirurgias oculares recentes ou planejadas, e doenças graves. Não utilize a Eylia sem prescrição. Evite automedicação e não compartilhe o medicamento. Mulheres grávidas ou amamentando devem consultar o médico antes do uso. Distúrbios visuais temporários podem ocorrer após a aplicação, portanto, evite dirigir ou operar máquinas até a visão se normalizar.
Interações medicamentosas com a Eylia 40mg/mL Solução Injetável
Informe ao médico sobre todos os medicamentos em uso, incluindo aqueles sem receita. Não há relatos de interações alimentares, mas o uso simultâneo de outros medicamentos oculares ou sistêmicos deve ser avaliado pelo profissional de saúde.
Superdose da Eylia 40mg/mL Solução Injetável: o que fazer?
Em caso de administração de uma quantidade maior do que a indicada, pode ocorrer aumento da pressão intraocular. Procure imediatamente assistência médica e leve a embalagem ou bula do medicamento. O médico irá monitorar a pressão do olho e iniciar o tratamento adequado, se necessário.
O que fazer se eu esquecer de usar a Eylia 40mg/mL Solução Injetável?
Se você perder uma aplicação, agende uma nova consulta com o médico para avaliação e administração da dose. Não tente compensar a dose perdida por conta própria.
Contraindicações da Eylia 40mg/mL Solução Injetável
- Alergia ao aflibercepte ou a qualquer componente da fórmula
- Infecção ocular ou periocular
- Inflamação no olho
Quando não devo usar a Eylia 40mg/mL Solução Injetável?
Não utilize a Eylia em caso de infecção ou inflamação ocular, alergia conhecida ao princípio ativo ou excipientes, ou se houver contraindicação médica específica. O uso em crianças e adolescentes é restrito à retinopatia da prematuridade. Gestantes e lactantes devem consultar o médico antes do uso. Pacientes com histórico de AVC, infarto ou outras condições graves devem ser avaliados cuidadosamente pelo médico.
Posso comprar a Eylia 40mg/mL Solução Injetável sem receita médica?
Não. A Eylia comprar online é um medicamento de uso restrito a hospitais e sua venda é feita apenas mediante apresentação de receita médica. Sempre consulte um profissional de saúde antes de adquirir e utilizar este medicamento.
Como armazenar a Eylia 40mg/mL Solução Injetável?
Armazene a Eylia sob refrigeração, entre 2°C e 8°C, sem congelar. Mantenha o frasco-ampola em sua embalagem original, protegido da luz, até o momento do uso. Antes do uso, pode ser mantido em temperatura ambiente (25°C) por até 24 horas. Não utilize o medicamento após o prazo de validade e mantenha fora do alcance de crianças.
A Eylia 40mg/mL Solução Injetável está disponível na Panvel. Consulte sempre um profissional de saúde antes de utilizar medicamentos. Confira mais opções em Oncologia.