Esomeprazol Magnésico 40mg 28 Comprimidos Revestidos Liberação Retardada Ranbaxy Genérico
Descrição do produto
O que é o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada?
O Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada é um medicamento indicado para o tratamento de doenças ácido-pépticas, como o refluxo gastroesofágico (DRGE), alívio dos sintomas de azia, regurgitação ácida e dor epigástrica. Também é utilizado para tratar e prevenir úlceras gástricas e duodenais, especialmente em pacientes que fazem uso contínuo de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs). Além disso, pode ser indicado para erradicação da bactéria Helicobacter pylori em associação com outros medicamentos e para condições de produção excessiva de ácido no estômago, como a síndrome de Zollinger-Ellison.
Este medicamento é destinado ao uso oral e pode ser utilizado por adultos e adolescentes a partir de 12 anos, sempre sob orientação médica. O Esomeprazol Magnésico é uma opção eficaz para quem busca alívio dos sintomas de distúrbios ácido-pépticos e para a proteção do estômago em tratamentos prolongados com AINEs.
Qual o princípio ativo do Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada?
O princípio ativo do Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada é o esomeprazol magnésico, que corresponde a 40mg de esomeprazol por comprimido.
Como o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada age no organismo?
O Esomeprazol Magnésico atua reduzindo a produção de ácido no estômago. Ele inibe uma enzima chamada bomba de prótons, localizada nas células do estômago, que é responsável pela secreção de ácido. Com isso, ocorre uma diminuição da acidez gástrica, proporcionando alívio dos sintomas de azia, queimação e prevenindo lesões no trato digestivo. O efeito do medicamento começa cerca de uma hora após a administração oral.
Composição do Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada
- Princípio ativo: esomeprazol magnésico (equivalente a 40mg de esomeprazol por comprimido)
- Excipientes: hiprolose, celulose microcristalina, crospovidona, povidona, macrogol, talco, ftalato de hipromelose, ftalato de etila, estearilfumarato de sódio, esferas de açúcar, hipromelose, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho.
Quais são os efeitos colaterais do Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada?
Como todo medicamento, o Esomeprazol Magnésico pode causar efeitos colaterais. Os mais comuns incluem:
- Dor de cabeça
- Dor abdominal
- Diarreia
- Gases
- Enjoo e vômito
- Prisão de ventre
Reações incomuns podem incluir inchaço periférico, insônia, tontura, sonolência, boca seca, alterações em exames de sangue e reações na pele. Reações raras e muito raras incluem alterações no sangue, reações alérgicas graves, problemas no fígado, queda de cabelo, dores musculares, entre outros. Sempre informe seu médico sobre qualquer sintoma inesperado.
Como devo usar o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada?
O uso do Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada deve ser feito conforme orientação médica e de acordo com a bula. Não parta, mastigue ou esmague o comprimido. Caso tenha dificuldade para engolir, consulte a bula para orientações específicas. Nunca altere a dose ou interrompa o tratamento sem consultar um profissional de saúde.
Cuidados ao usar o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada
Antes de iniciar o tratamento, informe ao seu médico se apresentar sintomas como perda de peso inexplicada, vômitos, dificuldade para engolir, sangramento digestivo ou suspeita de úlceras. O uso do Esomeprazol Magnésico deve ser feito com cautela em pacientes com problemas graves no fígado ou rins, e em pessoas com histórico de reações alérgicas a benzimidazóis ou a qualquer componente da fórmula. Pacientes com diabetes devem ter atenção devido ao conteúdo de açúcar no comprimido.
O medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem orientação médica. Crianças menores de 12 anos não devem usar o produto, salvo orientação específica do médico.
Interações medicamentosas com o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada
O Esomeprazol Magnésico pode interagir com diversos medicamentos, como:
- Antirretrovirais (atazanavir, nelfinavir)
- Clopidogrel
- Medicamentos para infecções fúngicas (cetoconazol, itraconazol, voriconazol)
- Digoxina
- Diazepam
- Fenitoína
- Varfarina
- Cisaprida
- Metotrexato
- Rifampicina
- Erva de São João (Hypericum perforatum)
- Amoxicilina, claritromicina, quinidina, naproxeno, rofecoxibe, entre outros
Informe sempre ao seu médico sobre todos os medicamentos, suplementos e fitoterápicos que estiver utilizando para evitar interações indesejadas.
Superdose do Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada: o que fazer?
Em caso de ingestão de quantidade maior do que a recomendada, procure imediatamente orientação médica ou farmacêutica. Leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Não há tratamento específico para superdosagem, mas é importante acompanhamento profissional para avaliação dos sintomas e conduta adequada.
O que fazer se eu esquecer de usar o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada?
Se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida e siga o horário habitual. Não tome dose dupla para compensar a dose perdida.
Contraindicações do Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada
- Alergia ao esomeprazol, a outros benzimidazóis ou a qualquer componente da fórmula
- Pessoas com intolerância hereditária à frutose, má absorção de glicose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase
Quando não devo usar o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada?
Não utilize o Esomeprazol Magnésico sem orientação médica, especialmente se você estiver grávida, amamentando, for menor de 12 anos ou tiver doenças graves no fígado ou rins. O uso concomitante com clopidogrel deve ser evitado. Pacientes com risco de osteoporose devem ter acompanhamento médico adequado.
Posso comprar o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada sem receita médica?
Não. O Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada é um medicamento de venda sob prescrição médica. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar o tratamento.
Como armazenar o Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada?
Armazene o Esomeprazol Magnésico em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da umidade e em sua embalagem original. Não utilize o medicamento após o prazo de validade e mantenha fora do alcance de crianças.
O Esomeprazol Magnésico 40mg Comprimidos Revestidos Liberação Retardada está disponível na Panvel. Consulte sempre um profissional de saúde antes de usar. Confira mais opções em Estômago.