Dalmadorm 30mg 30 Comprimidos Revestidos B1
Descrição do produto
O que é o Dalmadorm 30mg?
O Dalmadorm 30mg é um medicamento indicado para o tratamento de distúrbios do sono, especialmente para aqueles que têm dificuldades em manter o sono ou que acordam frequentemente durante a noite.
Este medicamento pertence à classe dos sedativos, sendo prescrito para curtos períodos de tempo. Confira a seguir como funciona.
Composição do Dalmadorm 30mg
Cada comprimido de Dalmadorm 30mg contém:
-
Flurazepam (na forma de monocloridrato)........................................................... 30mg
Excipientes: amido, manitol, celulose microcristalina, talco, hipromelose, estearato de magnésio, etilcelulose, macrogol, água purificada, dióxido de titânio e óxido de ferro amarelo.
Superdose do Dalmadorm 30mg: o que fazer?
A superdosagem de Dalmadorm vai intensificar os efeitos do próprio medicamento, como sonolência e perda de consciência.
A recomendação é procurar assistência médica imediata e, se possível, é recomendado a lavagem gástrica e o monitoramento de possíveis alterações cardiorrespiratórias.
Para que serve e como funciona o Dalmadorm 30mg?
O Dalmadorm 30mg é utilizado para tratar casos severos de insônia, onde outras medidas mais simples não foram suficientes como, por exemplo:
-
Dificuldade em adormecer;
-
Despertares noturnos frequentes;
-
Insônia causada por ansiedade;
-
Distúrbios do sono em turnos alternados.
Este medicamento atua no sistema nervoso central, proporcionando efeito sedativo e relaxante, facilitando o início e a manutenção do sono. Mas, é importante destacar que ele não elimina as causas que geram a insônia, apenas as amenizam.
Contraindicações do Dalmadorm 30mg
O uso de Dalmadorm 30 mg é contraindicado para pacientes que possuem hipersensibilidade ao flurazepam e também nos casos de:
-
Gravidez e lactação;
-
Problemas respiratórios;
-
Portador de Miastenia gravis;
-
Doenças no fígado e rins;
-
Hipersensibilidade a benzodiazepínicos.
Como usar o Dalmadorm 30mg?
Sempre siga as orientações médicas e utilize o medicamento conforme prescrito. A dosagem típica varia de 15 mg a 30 mg, tomados com um pouco de líquido não alcoólico ao deitar-se, assegurando de que haverá pelo menos sete horas de sono após a ingestão.
Pacientes idosos ou debilitados geralmente recebem uma dosagem menor, cerca de 1/2 comprimido.
Ao usar o medicamento, nunca ajuste a dose ou interrompa o uso abruptamente sem consultar seu médico. A duração do tratamento geralmente não ultrapassa 4 semanas. Se houver necessidade de interromper o uso, pode ser necessário diminuir a dose gradualmente para evitar reações adversas.
O que fazer se eu esquecer de usar o Dalmadorm 30mg?
Caso esqueça de tomar uma dose, pule a dose esquecida e retome o esquema usual no próximo período de sono. Não duplique a dose para compensar a esquecida.
Cuidados ao usar o Dalmadorm 30mg
Deve-se evitar o consumo de álcool durante o tratamento, pois isso pode potencializar os efeitos sedativos do Dalmadorm.
Em caso de gestação, deve comunicar ao médico, pois a administração pode causar danos ao feto, principalmente nos 2 primeiros meses. Durante o período de amamentação o Dalmadorm pode passar através do leite materno.
Interações medicamentosas
É fundamental informar ao médico todos os medicamentos que está utilizando, pois o Dalmadorm não pode interagir com:
-
Álcool;
-
Antidepressivos;
-
Outros sedativos.
Estes medicamentos podem interagir estimulando ou diminuindo os efeitos do Dalmadorm.
Efeitos colaterais do Dalmadorm 30mg
Assim como todo medicamento, o Dalmadorm possui efeitos colaterais, incluindo sensações como:
-
Sonolência diurna;
-
Tontura;
-
Confusão;
-
Diminuição da coordenação motora.
Distúrbios gastrointestinais, alterações da libido, reações cutâneas e amnésia também podem ocorrer, principalmente em pacientes idosos ou debilitados. Se algum desses efeitos persistir, consulte um médico imediatamente.
Como guardar o Dalmadorm 30mg?
O Dalmadorm deve ser armazenado em temperatura ambiente, longe da luz e umidade. Também deve ser mantido fora do alcance de crianças e, antes de usar o medicamento, é importante conferir o prazo de validade e evitar o consumo caso esteja vencido.
Além disso, evite o uso de Dalmadorm 30mg sem prescrição médica e mantenha-o fora do alcance das crianças e animais.