Broncho-vaxon 3,5mg 10 Cápsulas
Descrição do produto
O que é o Broncho-Vaxom 3,5mg?
O Broncho-Vaxom 3,5mg é um medicamento utilizado como tratamento auxiliar e para prevenção de processos infecciosos que acometem os pulmões, garganta, seios da face e ouvidos. Indicado para casos de bronquite aguda e crônica, amigdalite, faringite, laringite, rinite, sinusite e otite, é especialmente recomendado para infecções resistentes a antibíticos convencionais e complicações bacterianas decorrentes de infecções virais do trato respiratório, principalmente em crianças e idosos. O medicamento ajuda a prevenir recidivas e a transição para estados crônicos dessas condições.
Qual o princípio ativo do Broncho-Vaxom 3,5mg?
O princípio ativo do Broncho-Vaxom 3,5mg é o lisado bacteriano, que contém fragmentos padronizados de bactérias como Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae (ssp. pneumoniae e ssp. ozaenae), Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Streptococcus sanguinis e Moraxella (Branhamella) catarrhalis. Cada cápsula pediátrica possui 3,5mg desse lisado bacteriano contido em 20mg de liofilizado padronizado.
Como o Broncho-Vaxom 3,5mg age no organismo?
O Broncho-Vaxom 3,5mg atua estimulando o sistema imunológico, fortalecendo a resistência do organismo contra infecções do sistema respiratório. Ao reforçar a defesa natural, o medicamento ajuda a reduzir o risco de recidivas dessas infecções. A resposta ao tratamento pode variar conforme as condições imunológicas do paciente, com melhora perceptível já após o primeiro ciclo, e maior eficácia após o terceiro ciclo de tratamento.
Composição do Broncho-Vaxom 3,5mg
- Lisado bacteriano (3,5mg) contendo bactérias como Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae ssp. pneumoniae e ozaenae, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Streptococcus sanguinis e Moraxella catarrhalis.
- Excipientes: amido, estearato de magnésio, manitol, glutamato de sódio monobásico e galato de propila.
Quais são os efeitos colaterais do Broncho-Vaxom 3,5mg?
Os efeitos colaterais mais comuns do Broncho-Vaxom 3,5mg incluem diarreia, dor abdominal, tosse e erupção cutânea, ocorrendo em 1% a 10% dos pacientes. Reações incomuns (0,1% a 1%) podem envolver hipersensibilidade, como erupção cutânea eritematosa, edema facial, prurido e dispneia. Reações de frequência desconhecida relatadas após comercialização incluem vômito, náusea, angioedema, urticária, febre, fadiga e dor de cabeça. Em caso de reações adversas, procure seu médico ou farmacêutico.
Como devo usar o Broncho-Vaxom 3,5mg?
O Broncho-Vaxom 3,5mg deve ser utilizado conforme orientação médica e seguindo rigorosamente a bula. O medicamento é administrado por via oral, preferencialmente em jejum. Não interrompa o tratamento sem consultar seu médico, mesmo que os sintomas melhorem.
Cuidados ao usar o Broncho-Vaxom 3,5mg
Durante o uso do Broncho-Vaxom 3,5mg, é importante observar possíveis reações alérgicas ou intolerância, como reações cutâneas e distúrbios respiratórios persistentes. O tratamento deve ser interrompido se esses sintomas ocorrerem. Evite automedicação e informe seu médico sobre o uso de outros medicamentos para evitar interações indesejadas.
Interações medicamentosas com o Broncho-Vaxom 3,5mg
Informe seu médico sobre todos os medicamentos que está utilizando, pois o Broncho-Vaxom pode ser administrado junto com antibíticos, mas é necessário acompanhamento profissional para evitar interações. Não há dados específicos sobre interações com alimentos ou bebidas, mas recomenda-se seguir as orientações médicas.
Superdose do Broncho-Vaxom 3,5mg: o que fazer?
Em caso de superdose, é improvável o surgimento de efeitos tóxicos, segundo estudos em animais. No entanto, se houver ingestão de grande quantidade, procure atendimento médico imediatamente e leve a embalagem ou bula do medicamento. Ligue para o serviço de atendimento em caso de dúvidas.
O que fazer se eu esquecer de usar o Broncho-Vaxom 3,5mg?
Se esquecer de tomar uma dose, tome assim que lembrar, a menos que esteja próximo do horário da próxima dose. Não tome dose dupla para compensar a esquecida. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.
Contraindicações do Broncho-Vaxom 3,5mg
O Broncho-Vaxom 3,5mg é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Não deve ser utilizado em crianças com menos de seis meses de idade devido à imaturidade do sistema imunológico.
Quando não devo usar o Broncho-Vaxom 3,5mg?
Evite o uso do Broncho-Vaxom 3,5mg em caso de alergias aos componentes do medicamento. Não é recomendado para bebês com menos de seis meses. Gestantes e lactantes devem utilizar o medicamento somente com orientação médica, pois não há dados suficientes sobre a segurança nessas situações.
Posso comprar o Broncho-Vaxom 3,5mg sem receita médica?
O Broncho-Vaxom 3,5mg é um medicamento de venda sob prescrição médica. Não utilize sem orientação de um profissional de saúde.
Como armazenar o Broncho-Vaxom 3,5mg?
Conserve o Broncho-Vaxom 3,5mg em temperatura ambiente entre 15°C e 30°C, protegido da luz e umidade. Mantenha na embalagem original e fora do alcance de crianças. Não utilize após o prazo de validade indicado na embalagem.
Disponibilidade na Panvel
O Broncho-Vaxom 3,5mg está disponível para compra na Panvel Farmácias. Consulte sempre um médico antes de iniciar o tratamento e adquira seu medicamento com segurança. Para ver mais opções de antibióticos, acesse nossa categoria dedicada.