Blog Bem Panvel

Picolinato de cromo: como tomar, bula e muito mais

O picolinato de cromo é um suplemento alimentar muito utilizado para pessoas que têm deficiência de cromo no organismo, assim como para auxiliar na regulação da glicose e na redução de peso, entre outros benefícios. 

Reunimos aqui todas as informações sobre picolinato de cromo e seus benefícios. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas!

Composição do picolinato de cromo

O picolinato de cromo é a junção do mineral cromo com ácido picolínico. 

Nas farmácias, você pode encontrar diversas opções em comprimidos, tais como Picolinato De Cromo Sundown 90 Comprimidos. Pode encontrar opções em cápsulas, com diferentes quantidades na embalagem, tais como Picolinato De Cromo Catarinense 60 Cápsulas e Picolinato de Cromo 200mcg Miligrama com 120 Cápsulas. É possível encontrar picolinato de cromo com outras associações, como é o caso de Picolinato De Cromo + Vitamina B6 Stem 120 Comprimidos.

Cada uma dessas opções possuem excipientes diferentes, que variam de acordo com a formulação do fabricante. Alguns desses ingredientes são: estearato de magnésio, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, croscarmelose sódica e hidroxipropilmetilcelulose (HPMC)

Superdose do picolinato de cromo: o que fazer?

O consumo excessivo de picolinato de cromo pode causar desconforto abdominal, enjoo, dor de cabeça, irritabilidade e distúrbios renais. Caso tome uma dose maior do que a recomendada pelo médico ou nutricionista, informe o profissional e procure por um pronto atendimento, para realizar monitoramento médico e exames. Não provoque vômitos.

Para que serve o picolinato de cromo?

O picolinato de cromo tem muitos benefícios para pessoas com resistência à insulina, diabetes tipo 2 ou para aquelas que desejam controlar melhor o peso.

A suplementação com picolinato de cromo serve para:

  • aumentar a eficiência da insulina;
  • potencializar o metabolismo de gorduras e proteínas;
  • regular os níveis de glicose no sangue;
  • reduzir a compulsão alimentar por carboidrato e açúcar;
  • acelerar o emagrecimento;
  • diminuir os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e triglicerídeos.

Como o picolinato de cromo funciona?

O picolinato de cromo atua principalmente através da potencialização da ação da insulina e da regulação do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, ocasionando todos os benefícios da suplementação. 

Contraindicações do picolinato de cromo

O picolinato de cromo é contraindicado para pessoas com alergia à cromo ou ao ácido picolínico. Pessoas com doenças renais, hepáticas, mulheres grávidas ou amamentando devem usar este suplemento somente após avaliação e recomendação médica, pois o uso constante pode trazer alguns agravos para a saúde.

Como usar picolinato de cromo?

A dosagem de picolinato de cromo pode variar de 50mg a 200mg por dia. Por isso, atente-se ao rótulo da embalagem para verificar a dose recomendada pelo fabricante ou siga as orientações do médico ou nutricionista.

Tome o picolinato de cromo antes ou durante a alimentação, para prevenir desconforto gástrico.

Cuidados ao usar o picolinato de cromo

Antes de iniciar a suplementação com picolinato de cromo, consulte um médico ou nutricionista, especialmente se você tiver condições médicas preexistentes, como diabetes, doenças renais ou hepáticas.

Se você tem diabetes ou resistência à insulina, monitore regularmente seus níveis de glicose no sangue, pois o picolinato de cromo pode afetar esses níveis.

Evite o uso prolongado de picolinato de cromo, a menos que esteja sob supervisão médica, pois pode aumentar o risco de toxicidade.

O que fazer se eu esquecer de usar o picolinato de cromo?

Se esquecer uma dose de picolinato de cromo, tome a dose esquecida assim que lembrar, a menos que esteja perto do horário da próxima dose. Nunca tome doses duplas para compensar a dose esquecida.

Interações medicamentosas 

O picolinato de cromo pode interagir com muitos medicamentos. Por isso, informe seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando, assim como suplementos e medicamentos à base de plantas.

Os medicamentos que podem interagir com o picolinato de cromo são: 

  • insulina;
  • antidiabéticos orais;
  • anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs);
  • corticosteróides;
  • antiácidos;
  • antipsicóticos;
  • e outros suplementos naturais, como o zinco e o ferro.

Efeitos colaterais do picolinato de cromo

Os efeitos colaterais mais comuns da suplementação de picolinato de cromo são:

  • dor de cabeça;
  • insônia;
  • diarreia;
  • enjoo;
  • dor de estômago;
  • vômitos;
  • anemia;
  • e mudanças de humor.

Caso perceba qualquer um desses sinais, interrompa o uso de picolinato de cromo e informe ao médico imediatamente.

Como guardar picolinato de cromo?

Guarde o picolinato de cromo na embalagem original e feche o frasco sempre que não estiver usando. A embalagem deve ser armazenada em um local seco, protegido de umidade e do calor excessivo.

Perguntas frequentes sobre picolinato de cromo

Para que é indicado o picolinato de cromo?

O Picolinato de cromo é indicado para:

  • regular a glicose do sangue;
  • auxiliar na redução do peso e na gordura corporal;
  • reduzir a compulsão alimentar;
  • diminuir o colesterol “ruim” (LDL) e triglicérides;
  • melhorar o metabolismo de nutrientes.

Qual a dosagem de picolinato de cromo para emagrecer?

A dosagem ideal de picolinato de cromo para emagrecer deve ser avaliada por um médico ou nutricionista, de acordo com as necessidades e o estilo de vida de cada pessoa. No entanto, as doses comuns recomendadas variam de 100mg a 200mg por dia, divididas em 2 ou 3 doses ao longo do dia.

Não exceder a dose de 400mg por dia, ao menos que seja por prescrição médica.

Qual o melhor picolinato de cromo para emagrecer?

Para escolher o melhor picolinato de cromo, converse com um farmacêutico para que ele te oriente quanto à qualidade, a pureza, as dosagens e quantidades disponíveis. Opte por marcas bem estabelecidas e consulte os depoimentos de quem já tomou picolinato de cromo.

A eficácia do picolinato de cromo pode variar de pessoa para pessoa. A suplementação deve ser apenas parte de um plano de perda de peso abrangente, que inclua dieta balanceada e exercícios regulares. 

Quanto tempo o picolinato de cromo começa a fazer efeito?

O picolinato de cromo geralmente começa a mostrar seus efeitos após algumas semanas de uso constante, mas a resposta pode variar. A resposta individual, de cada pessoa, depende de vários fatores, tais como a dosagem utilizada, a dieta e o estilo de vida da pessoa, bem como suas condições de saúde específicas. 

Agora que você já conhece o picolinato de cromo e todos os seus benefícios, pode encontrar a melhor opção para você em Vitaminas: cálcio e minerais, aqui na Panvel!

O picolinato de cromo é um medicamento como qualquer outro. Siga as orientações médicas e mantenha sempre fora do alcance de crianças e animais de estimação.

menu