Blog Bem Panvel

Metformina: como tomar, bula e muito mais

O que é Cloridrato Metformina?

Trata-se de um medicamento oral para controle da glicemia no sangue.

Composição da Metformina

Cada comprimido contém 500mg de cloridrato de metformina. Também há concentrações de 850mg ou 1g (como o Gilfage XR).. 

Superdose da Metformina: o que fazer?

Doses altas de metformina podem levar ao desenvolvimento de acidose lática, uma condição rara, mas que pode levar ao coma. O ácido lático é um subproduto normal do metabolismo anaeróbico, mas quando a sua quantidade excede a capacidade de eliminação do organismo, ocorre um acúmulo do composto no sangue, levando a complicações.

Caso tome mais comprimidos do que a posologia recomendada, fale com seu médico o quanto antes. Se houver sintomas como fadiga, dificuldade respiratória, náuseas, vômitos e confusão mental, procure imediatamente um serviço de pronto atendimento levando consigo a bula do medicamento.

Para que serve a Metformina?

O diabetes mellitus é uma condição crônica que afeta a forma como o corpo utiliza a glicose (açúcar) no sangue. Existem dois tipos principais de diabetes: 

  • tipo 1 (insulinodependente), caracterizado pela produção deficiente de insulina pelo corpo, hormônio necessário para a gestão da glicemia (taxa de glicose no sangue);
  • tipo 2 (não insulinodependente), caracterizado pela resistência à insulina, isto é, pela baixa resposta do organismo à ação do hormônio, o que leva a um acúmulo de açúcar no sangue.

O cloridrato de metformina é amplamente utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 por auxiliar o organismo a metabolizar a glicose. O medicamento pode ser utilizado de forma isolada ou combinada a outros antidiabéticos, como o Trayenta, que contém linagliptina, ou estimuladores da secreção de insulina, como o Rybelsus

O fármaco também é empregado em casos de diabetes tipo 1 e na Síndrome dos Ovários Policísticos, condição hormonal que pode provocar ciclos menstruais irregulares e sobrepeso.

Como a Metformina funciona?

Esse medicamento auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, pois ajuda no controle de sua produção pelo fígado e na melhora da absorção desse monossacarídeo pelas células musculares. 

Desse modo, há uma transformação mais eficiente de glicose em energia pelo corpo, o que reduz a taxa de açúcar que circula no organismo. 

O medicamento deve ser associado a uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios físicos para um melhor controle glicêmico.

Contraindicações da Metformina

A principal contraindicação para o uso da metformina é a insuficiência renal, visto que a substância é excretada principalmente pelos rins. Portanto, em pacientes com taxa de filtração glomerular muito baixa, a metformina pode se acumular no organismo, aumentando o risco de acidose láctica.

De forma semelhante, o tratamento com metformina exige cautela em pacientes com sobrecarga nas funções renais, como idosos ou pacientes que fazem uso de antiinflamatórios não esteroidais (AINEs).

A presença de insuficiência hepática grave também pode afetar a sua metabolização e excreção, aumentando o risco de efeitos colaterais. Por isso, a metformina também é contraindicada em pacientes com problemas significativos no funcionamento do fígado. 

Ainda, pacientes em tratamento para problemas cardíacos, que tenham tido ataque cardíaco recente ou apresentem disfunções circulatórias têm o uso de metformina contraindicado. Essas condições provocam a falta de oxigenação nos tecidos, o que eleva o risco de acidose lática. 

Quanto ao uso por mulheres grávidas, não há evidências claras de danos ao feto, porém, geralmente é recomendado evitar o uso de metformina durante a gestação, a menos que estritamente necessário. A mesma orientação se aplica para lactantes.

O medicamento não é indicado para crianças com menos de 10 anos e não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade à metformina. 

Como usar a Metformina?

A dose de metformina varia de acordo com a condição médica do paciente, incluindo o tipo de diabetes e outras considerações individuais. 

Em geral, a dose usual para adultos com diabetes tipo 2 começa com 850 mg a 1g por dia, ou seja, um comprimido uma ou duas vezes por dia, a depender da concentração do medicamento (500mg, 850mg ou 1g). A dose pode ser progressivamente aumentada, não devendo exceder 2.500mg por dia.

Para crianças acima de 10 anos, a dose inicial é de um comprimido por dia, com limite diário de 2.000mg.

A metformina deve ser tomada por via oral, junto a refeições para minimizar o desconforto gástrico. Desse modo, orienta-se que o medicamento seja ingerido no café da manhã, no almoço e/ou no jantar. 

Cuidados ao usar a Metformina

Durante o tratamento com metformina, é importante manter uma dieta equilibrada. Períodos de jejum prolongados associados à ação do medicamento podem elevar o risco de acidose lática. 

Costuma-se recomendar a suspensão do uso de metformina durante um certo período antes e depois de cirurgias de grande porte e de exames com contraste contendo iodo. 

Na ocorrência de diarreia persistente e vômitos repetidos, é recomendado suspender o uso de metformina, pois a desidratação decorrente dessas situações pode conduzir a problemas renais. Desse modo, há uma elevação no risco de sobrecarga nos rins e desenvolvimento de acidose lática. 

O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de acidose láctica quando combinado com metformina, especialmente quando o fígado está comprometido ou há subnutrição.

O que fazer se eu esquecer de usar a Metformina?

Fale para o leitor o que deve ser feito caso o paciente esqueça de tomar o medicamento, qual é a recomendação mais indicada e se é necessário tomar medidas mais drásticas.

Interações medicamentosas 

A ação da metformina interage com outros medicamentos metabolizados no fígado e/ou que afetem as funções renais, tais como diuréticos, anti-inflamatórios não esteroidais e alguns antibióticos. 

Corticosteroides podem aumentar os níveis de glicose no sangue, de modo a diminuir a eficácia da metformina.

Medicamentos que aumentam a produção de lactato no organismo interagem com a metformina, elevando o risco de acidose lática. 

Efeitos colaterais da Metformina

Os efeitos mais comuns são os desconfortos gastrointestinais, como náuseas, dor abdominal, diarreia e gases. Eles são minimizados quando a administração do medicamento é feita junto a refeições. Também é comum que haja uma discreta perda de peso.

Reações raras incluem alterações no paladar, queda nos níveis de vitamina B12 no sangue, inflamação no fígado (com ou sem amarelecimento da pele e dos olhos) e acidose lática.

Como guardar a Metformina?

Mantenha os comprimidos de metformina em sua embalagem original e proteja-os da umidade. Guarde o medicamento em local seguro, longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Perguntas frequentes sobre a Metformina

O que acontece se uma pessoa que não tem diabetes tomar metformina?

A probabilidade de efeitos colaterais graves ao iniciar um novo tratamento é baixa, mas é importante ficar atento a qualquer sintoma incomum. Monitorar de perto os sintomas e buscar orientação médica quando necessário são medidas essenciais para garantir a segurança durante o tratamento.

Quanto tempo leva para a metformina começar a fazer efeito?

O medicamento começa a fazer efeito algumas horas após a primeira dose, mas o controle dos níveis de açúcar no sangue pode levar algumas semanas para ser alcançado.

É essencial seguir as orientações médicas e manter uma comunicação aberta sobre qualquer preocupação durante o tratamento com metformina. Com isso, os pacientes podem usufruir dos benefícios desse medicamento de forma segura e eficaz.

Continue por aqui e confira outros medicamentos para tratamento de diabetes!

menu