Blog Bem Panvel

Magnésio Quelato: como tomar, bula e muito mais

O que é magnésio quelato?

Magnésio quelato 200 mg  é um suplemento, que serve para aumentar a absorção e a concentração de magnésio no corpo. É indicado para pessoas que têm deficiência deste mineral, devido a não ingestão de alimentos ricos em magnésio, ou que tomam medicamentos que prejudicam a sua absorção no organismo.

Aqui tem tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do magnésio quelato para o seu corpo. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

Composição do magnésio quelato?

Magnésio quelato é formado por uma combinação de magnésio com um aminoácido, que pode ser glicina, lisina ou aspartato. O excipiente é composto por estearato de magnésio, celulose microcristalina, gelatina, corante azul brilhante, vermelho 40 ou amarelo de quinolina.

As farmácias possuem diversas opções de Magnésio, entre elas as apresentações Magnésio Quelato 60 cápsulas ou Magnésio Quelato 30 cápsulas.

Superdose do magnésio quelato: o que fazer?

Se ingerir uma dose maior de magnésio quelato, do que a recomendada pelo seu médico, tome muita água, para facilitar a eliminação e busque pelo pronto socorro mais próximo. A superdose de magnésio quelato pode causar enjoo, vômito, pressão baixa, confusão mental, ritmo cardíaco alterado, dificuldade para respirar e até parada cardíaca.

Para que serve o magnésio quelato?

Magnésio quelato reduz a ansiedade, melhora a memória e o sono. Ainda traz diversos benefícios ao corpo tais como:

  • previne câimbras;
  • auxilia na manutenção dos ossos;
  • melhora a digestão;
  • previne a formação de pedras nos rins e na vesícula biliar;
  • regula os batimentos cardíacos e a pressão arterial;
  • ajuda na conversão de alimentos em energia;
  • melhorando a hidratação.

Como o magnésio quelato funciona?

O magnésio quelato está ligado às moléculas de aminoácido, que torna o mineral mais solúvel em água e mais estável no estômago. Unido ao magnésio ingerido na alimentação, a suplementação faz com que haja mais deste mineral no organismo, caindo facilmente na corrente sanguínea logo após a digestão. Esse magnésio é absorvido pelo intestino delgado, local onde transportadores de aminoácidos levarão o magnésio aos seus locais de ação, causando os diversos benefícios vistos aqui.

Contraindicações do magnésio quelato

O magnésio quelato é seguro para a maioria das pessoas, porém nas situações abaixo pode ser contraindicado:

  • alergia ou intolerância a qualquer um dos componentes da fórmula;
  • insuficiência renal;
  • problemas na condução dos sinais elétricos do coração;
  • miastenia Grave;
  • gravidez e amamentação;
  • e excesso de magnésio no organismo.

Como usar magnésio quelato?

O magnésio quelato deve ser ingerido durante as refeições. Durante o tratamento, beba bastante água para ajudar na absorção.

Adultos e idosos devem tomar 1 ou 2 cápsulas ao dia.

Crianças e adolescentes devem tomar magnésio quelato somente com supervisão médica, pois as doses podem variar de acordo com a idade, o peso e o sexo.

Cuidados ao usar o magnésio quelato?

Antes de iniciar o uso de magnésio quelato, busque por uma avaliação médica ou nutricional, principalmente se você já tem alguma doença ou toma outros medicamentos.

Gestantes, mulheres em amamentação e crianças só devem tomar magnésio quelato sob supervisão médica.

Estipule uma rotina para tomar as doses de magnésio quelato sempre no mesmo horário, durante as mesmas refeições. Assim você evita o esquecimento e mantém a constância do seu tratamento.

O que fazer se eu esquecer de usar o magnésio quelato?

Se estiver próximo a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome somente a dose da vez. Nunca tome doses extras para compensar a dose esquecida.

Interações medicamentosas

Informe seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando, assim como suplementos e medicamentos à base de plantas. As principais interações medicamentosas do magnésio quelato são:

  • antibióticos;
  • bifosfonatos;
  • medicamentos para pressão alta;
  • e diuréticos.

Efeitos colaterais do magnésio quelato

O magnésio quelato pode causar alguns efeitos colaterais. Caso perceba algum dos sinais mais comuns, comunique ao médico:

  • enjoo (náusea);
  • vômito;
  • e cólica ou inchaço abdominal.

Suspenda o uso e procure atendimento médico imediatamente, caso perceba os sinais abaixo:

  • diarreia e dor abdominal persistente;
  • lesões na pele;
  • coceira intensa;
  • dificuldade para respirar;
  • e inchaço súbito do rosto, dos lábios, da língua ou garganta.

Com guardar magnésio quelato

Armazene as cápsulas de magnésio quelato no frasco original. O frasco deve ser guardado em local fresco e seco, protegido de luz direta.

Perguntas frequentes sobre magnésio quelato

Qual a diferença do magnésio quelato para o dimalato?

O magnésio quelato é desenvolvido para melhorar a absorção do magnésio pelo intestino e reduzir o desconforto gástrico, enquanto o magnésio dimalato tem propriedades específicas que ajudam a aumentar a energia do corpo, sendo procurado geralmente por pessoas que desejam combater a fadiga e melhorar o funcionamento dos músculos.

Qual o melhor magnésio quelato?

O melhor magnésio quelato varia de pessoa para pessoa. Por isso é aconselhável discutir suas necessidades com um médico e/ou um nutricionista para saber qual a melhor opção, conforme suas condições de saúde e seu estilo de vida. Os magnésios quelatos disponíveis são:

  • Magnésio glicinato: recomendado para pessoas que têm sensibilidade gástrica ou intestinal;
  • Magnésio lisinato: possui alta capacidade de absorção pelo intestino;
  • Magnésio aspartato: indicado para complementar o tratamento de doenças cardíacas ou melhorar a fadiga crônica.

Quais os benefícios do magnésio quelato para o intestino?

O magnésio é um excelente regulador do trânsito intestinal, tendo a capacidade de aliviar a prisão de ventre (constipação), estimulando os movimentos intestinais que levam à eliminação das fezes. Este mineral também é capaz de reduzir a inflamação intestinal, melhorando a absorção dos nutrientes e o conforto digestivo.

Além dos benefícios específicos para o intestino, o magnésio quelato pode ajudar a manter o equilíbrio mineral no corpo, o que é essencial para a saúde como um todo.

Qual o melhor horário para tomar o magnésio de quelato?

O ideal é tomar magnésio quelato durante o dia, principalmente se você busca reduzir a ansiedade, ter mais energia no seu dia ou se deseja somente suplementar este mineral.

O magnésio quelato pode ajudar no relaxamento, por isso se você deseja melhorar o seu sono, pode optar por tomar a dose recomendada à noite.

Pode tomar magnésio quelato todos os dias?

Você deve tomar a dose recomendada todos os dias, de preferência no mesmo horário. Assim é possível manter os níveis adequados de magnésio que o seu corpo e sua mente precisam para funcionar adequadamente.

Agora que você já sabe para que serve o magnésio quelato e como tomar, pode encontrar a melhor opção na seção de Vitaminas: cálcio e minerais da Panvel.

O magnésio quelato é um medicamento como qualquer outro. Siga as orientações médicas e mantenha sempre fora do alcance de crianças e animais de estimação.

menu