Blog Bem Panvel

Diazepam: como tomar, bula e muito mais

O que é Diazepam?

O Diazepam é um medicamento do grupo das benzodiazepinas, que costumam ter efeito calmante. Ele é indicado para o alívio da ansiedade e tensão, além de outras queixas que podem estar associadas à síndrome da ansiedade.

Composição do Diazepam

O medicamento pode ser encontrado nas versões Diazepam 5mg e Diazepam 10mg da substância. Os excipientes são amido, lactose monoidratada, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício e estearato de magnésio.

Superdose do Diazepam: o que fazer?

O uso do Diazepam deve ser feito sempre de acordo com a dosagem indicada pelo médico. Normalmente, a dose diária recomendada para pacientes adultos não ultrapassa 20mg.

A superdose do medicamento pode causar depressão do sistema nervoso central, provocando sintomas como sonolência, tontura, falta de coordenação motora, hipotensão e depressão cardiorrespiratória. Em caso de superdosagem, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.

Para que serve o Diazepam?

O Diazepam é um medicamento indicado para o alívio sintomático de ansiedade, agorafobia e tensão. Também pode ser usado como coadjuvante no tratamento da ansiedade ou agitação associada a desordens psiquiátricas. 

Esse medicamento ainda pode ser útil no alívio do espasmo muscular reflexo devido a traumas locais e no tratamento da espasticidade devido à lesão dos interneurônios espinhais e supraespinhais, como ocorre na paralisia cerebral e na paraplegia. O Diazepam só deve ser utilizado quando prescrito pelo médico.

Como o Diazepam funciona?

O Diazepam faz parte de uma classe de medicamentos conhecida como benzodiazepínicos, que agem no sistema nervoso central. Ele aumenta a atividade do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), responsável por diminuir a atividade neural. O Diazepam aumenta a ação do GABA, resultando em uma redução da atividade excitatória dos neurônios. Isso leva a efeitos sedativos, ansiolíticos e relaxantes musculares.

Contraindicações do Diazepam

O Diazepam é contraindicado nos seguintes casos:

  • Hipersensibilidade a Diazepam ou a qualquer componente da fórmula;
  • Pacientes com glaucoma de ângulo agudo;
  • Pacientes com insuficiência respiratória grave;
  • Pacientes com insuficiência hepática grave;
  • Pacientes com síndrome da apneia do sono;
  • Pacientes com miastenia grave;
  • Para crianças com menos de 12 anos;
  • Como tratamento primário de doença psicótica.

Como usar o Diazepam?

O Diazepam deve ser administrado via oral, com a ajuda de um pouco de água. Os comprimidos podem ser divididos em partes iguais para facilitar a ingestão. A dose indicada para adultos costuma ser de 5mg a 20mg por dia e pode ser dividida em doses menores. É importante sempre seguir a dosagem prescrita pelo médico.

Cuidados ao usar o Diazepam

Esse medicamento não deve ser consumido em conjunto com bebidas alcoólicas ou com depressores do sistema nervoso central. Em pacientes com histórico de alcoolismo ou dependência de drogas, o Diazepam deve ser utilizado com muita cautela. Em pacientes idosos ou com insuficiência hepática leve ou moderada, deve ser administrada a menor dose possível. Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Pacientes que estejam fazendo tratamento com Diazepam não devem dirigir, operar máquinas ou realizar atividades perigosas. O uso de benzodiazepínicos pode levar ao desenvolvimento de dependência física ou psicológica, sintomas de abstinência e ansiedade rebote. Por isso, o tratamento deve ser acompanhado de perto pelo médico.

O que fazer se eu esquecer de usar o Diazepam?

O uso do Diazepam deve ser nos dias e horários recomendados pelo médico. Caso se esqueça de tomar uma dose e o horário da próxima dose já esteja próximo, não tome a dose perdida. Tome apenas a próxima dose, seguindo o tratamento. Caso contrário, tome a dose esquecida assim que perceber e siga o tratamento tomando as próximas doses. 

Nunca dobre a dose para recuperar uma dose perdida. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.

Interações medicamentosas 

O uso de Diazepam não deve ser feito em conjunto com uma série de medicamentos, como antibióticos, medicamentos para o tratamento de doenças do sistema nervoso, 

medicamentos para dormir e medicamentos para convulsões. Também deve ser evitado o uso concomitante com anticoncepcionais hormonais, medicamentos para o tratamento de doenças do estômago e medicamentos para o tratamento de doenças cardíacas. Informe ao seu médico caso você faça uso de algum outro medicamento.

Efeitos colaterais do Diazepam

O uso do Diazepam pode causar diversos efeitos colaterais. Caso observe algum desses efeitos, suspenda o uso do medicamento e procure orientação médica.

  • Cansaço
  • Sonolência
  • Desequilíbrio
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Boca seca
  • Dificuldade para falar
  • Tremores
  • Diminuição do estado de alerta
  • Agitação
  • Irritabilidade
  • Distúrbios emocionais e de humor
  • Distúrbios gastrointestinais
  • Incontinência ou retenção urinária
  • Hipotensão
  • Reações cutâneas
  • Depressão respiratório

Como guardar o Diazepam?

O Diazepam deve ser guardado em temperatura ambiente, protegido da luz e da umidade. Mantenha o medicamento em sua embalagem original e não o utilize caso o prazo de validade esteja vencido. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação. Caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico.

Perguntas frequentes sobre o Diazepam

É comum surgirem dúvidas sobre o uso do Diazepam e seus efeitos. Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse medicamento.

Pode tomar Diazepam para dormir?

O Diazepam pode ser prescrito para induzir o paciente ao sono, principalmente em casos de insônia causada por transtornos de ansiedade. No entanto, esse medicamento não deve ser usado a longo prazo e não deve ser ingerido em casos de insônia ocasional, quando outras estratégias de gestão do sono podem ser utilizadas. O Diazepam só deve ser usado sob acompanhamento médico, de acordo com as orientações do profissional.

O que é mais forte: Rivotril ou Diazepam?

Tanto o Rivotril (clonazepam) quanto o Diazepam são medicamentos benzodiazepínicos usados para tratar sintomas causados por transtornos de ansiedade, entre outros. Em geral, o efeito sedativo do Rivotril pode ter uma ação mais prolongada em comparação com o Diazepam. Mas a potência de cada medicamento varia de acordo com a dose, a tolerância individual e as necessidades de cada paciente.

Confira mais conteúdos e conheça tudo sobre medicamentos! Faça sua compra de remédios, calmantes e outros fármacos na Panvel!

menu