Blog Bem Panvel

Atenolol: como tomar, bula e muito mais

O que é Atenolol?

Atenolol é um medicamento utilizado principalmente para tratar pressão arterial alta (hipertensão), dor no peito (angina) e arritmias cardíacas, além de ser usado na intervenção pós-infarto agudo do miocárdio.

Composição do atenolol 

O medicamento é composto por atenolol, na concentração indicada na embalagem do medicamento (atenolol  25mg, atenolol  50mg ou atenolol  100mg). Os excipientes incluem celulose microcristalina, estearato de magnésio, amido e dióxido de silício.

Superdose do atenolol: o que fazer?

Altas dosagens de atenolol podem causar hipotensão (baixa pressão arterial), dificuldade respiratória, tonturas e desmaios. Nessa situação, busque imediatamente o serviço de pronto atendimento levando consigo a bula do medicamento.

Para que serve o atenolol ?

O atenolol faz parte da classe de betabloqueadores. Sua principal função é agir no sistema cardiovascular, ajudando a controlar e tratar várias condições relacionadas ao coração e à circulação sanguínea, tais como:

  • hipertensão (pressão alta);
  • angina (dor no peito);
  • arritmias cardíacas (batimentos cardíacos irregulares), incluindo taquicardia (batimentos cardíacos rápidos) e fibrilação atrial (ritmo cardíaco irregular no átrio do coração);
  • prevenção de ataques cardíacos após infartos do miocárdio.

Como o atenolol funciona?

Esse medicamento funciona bloqueando seletivamente os receptores beta-adrenérgicos no coração. O resultado é uma diminuição da frequência cardíaca e na força de contração do coração, o que leva à redução na pressão arterial.

Quanto às propriedades farmacocinéticas, os picos de concentração plasmática do atenolol ocorrem cerca de 2 a 4 horas após a administração. O efeito pode durar até 24 horas após dose oral única.

Contraindicações do atenolol 

Pessoas com histórico de reações alérgicas ao atenolol ou a outros betabloqueadores não devem usar este medicamento.

O atenolol é contraindicado para pacientes com hipotensão (pressão arterial baixa) e bradicardia (batimentos cardíacos lentos): pois pode agravar a condição e elevar o risco de bloqueio cardíaco. 

O medicamento não é recomendado para pacientes com a função renal comprometida, acidose metabólica e distúrbios graves de circulação arterial.

Pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) devem fazer uso do atenolol com cautela. O medicamento pode causar broncoconstrição e piorar os sintomas respiratórios.

O fármaco é classificado como categoria de risco D durante a gravidez, pois há evidências de prejuízos ao desenvolvimento fetal e risco elevado de bradicardia em neonatos nascidos de mães em uso do medicamento. Assim, ele não deve ser utilizado por gestantes sem orientação médica. 

Durante a amamentação, há acúmulo significativo do atenolol no leite materno.  O uso do medicamento durante a amamentação não é recomendado, a menos que os benefícios potenciais para a mãe justifiquem os riscos potenciais para o bebê

O medicamento não deve ser utilizado por crianças.

Como usar o atenolol?

A posologia deve ser avaliada caso a caso, porém, a maioria dos pacientes responde a doses de 50mg ou 100mg por dia, em dose única diária ou administrados 2 vezes ao dia.

Idosos e pacientes com função renal comprometida devem ter posologias reduzidas, uma vez que o medicamento é excretado pelos rins. Não há recomendação pediátrica para uso de atenolol. 

Cuidados ao usar o atenolol 

Assim como ocorre com outros betabloqueadores, a interrupção abrupta do tratamento pode levar a complicações. Por isso, a descontinuidade do uso deve ser gradual. 

O álcool pode aumentar os efeitos do atenolol, como a diminuição da pressão arterial e a sonolência. Portanto, é recomendável evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver usando este medicamento.

O acompanhamento de efeitos colaterais como fadiga e tonturas deve ser cauteloso em pacientes que precisam dirigir veículos e operar máquinas. Entretanto, é improvável que haja comprometimento relevante da capacidade de realizar essas atividades. 

Exercícios intensos devem ser feitos com acompanhamento médico, pois os pacientes em tratamento com atenolol podem ter uma resposta cardiovascular reduzida durante atividades físicas.

O que fazer se eu esquecer de usar o Atenolol?

Tome a próxima dose assim que se lembrar. Nunca dobre a dosagem para compensar esquecimentos.

Interações medicamentosas 

Atenolol pode interagir com:

  • outros medicamentos para pressão arterial — há potencialização dos efeitos hipotensores quando o atenolol é usado em combinação com outros medicamentos para pressão arterial, como diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina II;
  • medicamentos para o coração — a combinação com outras drogas que afetam a função cardíaca, como antiarrítmicos ou digitálicos, pode aumentar o risco de bradicardia;
  • anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — os AINEs podem diminuir a eficácia do atenolol na redução da pressão arterial e aumentar o risco de retenção de líquidos e insuficiência cardíaca;
  • medicamentos para diabetes — o atenolol pode mascarar os sintomas de hipoglicemia em pessoas com diabetes, tornando mais difícil reconhecer quando os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos;
  • inibidores da CYP2D6 — o medicamento é metabolizado pela enzima CYP2D6 no fígado. Portanto, outros fármacos que inibem esta enzima podem aumentar os níveis sanguíneos de atenolol, aumentando o risco de efeitos colaterais hepáticos.

É preciso ter atenção, porque o atenolol pode causar doping. 

Efeitos colaterais de atenolol 

Em geral, o medicamento é bem tolerado, mas efeitos comuns incluem fadiga e tonturas leves, além de desconforto gastrointestinal e extremidades frias. O medicamento também pode causar distúrbios de sono e alterações do humor.

Reações raras incluem:

  • bradicardia acentuada;
  • cefaleia;
  • boca seca;
  • alucinações;
  • toxicidade hepática;
  • erupções cutâneas;
  • broncoespasmos, em pacientes com asma brônquica.

Como guardar o atenolol?

Guarde o atenolol em um local fresco e seco, longe da umidade e da luz direta. Mantenha o medicamento na embalagem original, fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Perguntas frequentes sobre a atenolol 

Confira as respostas para algumas dúvidas comuns sobre o atenolol.

Qual a diferença do atenolol para o losartana?

Os dois medicamentos são de famílias diferentes. Em geral, a losartana é a primeira opção em tratamentos para hipertensão, enquanto o atenolol é utilizado em situações específicas, como pós-infartos, insuficiência cardíaca, entre outras.

Qual é o melhor horário para tomar o atenolol?

O melhor horário para tomar o atenolol geralmente é de manhã, pois isso pode ajudar a evitar efeitos colaterais como distúrbios do sono.

Quem tem ansiedade pode tomar atenolol?

O atenolol pode ser prescrito para algumas pessoas com ansiedade, pois pode ajudar a controlar os sintomas físicos, como palpitações e tremores. No entanto, a avaliação caso a caso é fundamental.

Na Panvel, entendemos a importância de escolhas informadas e acessíveis quando se trata da sua saúde! Explore nossa ampla gama de produtos e outros cuidados médicos. Também temos medicamentos para hipertensão e outros recursos essenciais para o seu bem-estar. 

menu