O ácido mefenâmico é um medicamento muito indicado para o alívio dos sintomas de artrite e de outras doenças reumáticas. Por ser anti-inflamatório e analgésico, também age no alívio de dores de várias origens, entre elas as cólicas menstruais.
Quer entender mais sobre o famoso genérico do Ponstan e como ele age no seu corpo? Leia este artigo até o fim, entenda tudo sobre o ácido mefenâmico e seus benefícios.
O ácido mefenâmico é anti-inflamatório, analgésico e antipirético, ou seja, regula a temperatura do corpo. Devido às suas propriedades, é indicado para uma série de condições, tais como:
Ele consegue melhorar os sintomas de inflamação, aliviar dores e até reduzir o sangramento devido ao seu modo de ação.
O ácido mefenâmico impede a produção de prostaglandinas, substância que causa inflamações e dores. Essas substâncias são produzidas pelo próprio corpo, em resposta a algum estímulo, como uma lesão ou infecção. Ao reduzir a quantidade de prostaglandinas, diminui também os sinais de inflamação, como a vermelhidão, a dor e a febre.
Seus benefícios são percebidos dentro de 30 minutos a 1 hora após a primeira dose. Porém, este tempo pode variar de pessoa para pessoa. O estado atual da pessoa pode interferir na velocidade com que o organismo absorve o ácido mefenâmico, assim como a gravidade dos sintomas ou a doença de origem, podem adiar ou acelerar o tempo de ação.
Como qualquer medicamento, que apresenta benefícios, o ácido mefenâmico pode apresentar também efeitos colaterais. Vamos saber quais são?
Os efeitos colaterais mais comuns do ácido mefenâmico são:
Geralmente esses efeitos desaparecem com a redução da dose ou da frequência de uso. Caso não desapareçam, é importante buscar orientação médica.
Outros efeitos, menos frequentes e mais graves, podem acontecer. Convulsões ou confusão mental podem indicar o uso excessivo de ácido mefenâmico. Dificuldade para respirar, inchaço no rosto, nos lábios e na língua, podem indicar uma reação alérgica ao medicamento. E por isso é tão importante saber sobre um medicamento antes de começar o tratamento, como a sua composição e o jeito certo de tomar.
Ácido mefenâmico é o princípio ativo, a substância que causa o efeito desejado com o uso do medicamento.
Seus comprimidos são formados também por outras substâncias que conservam o princípio ativo e o levam até os receptores, dentro do organismo. Estas substâncias são os excipientes.
Os excipientes do ácido mefenâmico são:
Saber sobre os excipientes encontrados em um medicamento é importante no caso de alguma reação alérgica, já que eles também são capazes de desencadear respostas imunológicas.
Os comprimidos de ácido mefenâmico são encontrados em duas opções de embalagens:
Antes de decidir qual opção levar, é recomendado saber o jeito certo de tomar de acordo com a sua condição.
O ácido mefenâmico deve ser ingerido com alimentos para reduzir os efeitos colaterais no estômago e no intestino. Seus comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar ou quebrar.
A posologia do ácido mefenâmico para adultos e adolescentes acima de 14 anos é de 1 comprimido, 3 vezes ao dia, a cada 8 horas, por até 7 dias. Esse período deve ser o suficiente para aliviar dores leves a moderadas e amenizar os sintomas da exacerbação da artrite e artrose, como a rigidez muscular, a limitação de movimentos nas articulações. Caso a dor ou os sintomas persistam, procure orientação médica.
Para casos de cólicas menstruais, o primeiro comprimido deve ser ingerido tão logo a dor comece ou no primeiro dia da menstruação, antes mesmo da dor começar. A posologia deve ser mantida até que a cólica desapareça.
Para a síndrome pré-menstrual o uso de ácido mefenâmico deve iniciar com o surgimento dos primeiros sintomas e continuar até que desapareçam. Para a menorragia, a posologia deve ser iniciada no primeiro dia de menstruação.
O ácido mefenâmico não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer anti-inflamatório não esteroide (como o ácido acetilsalicílico, por exemplo) ou a qualquer componente da fórmula deste medicamento. Seu uso é contraindicado também para as seguintes condições:
O uso de álcool, alguns medicamentos ou ervas podem interagir com o ácido mefenâmico, alterando a sua forma de ação ou impedindo que ele funcione adequadamente no organismo.
Os principais medicamentos que interagem com ácido mefenâmico são:
Outros remédios para dor e febre podem ter interação com ácido mefenâmico. Por isso, antes de começar seu tratamento, é importante informar ao médico ou ao farmacêutico sobre todos os medicamentos que toma. Assim eles poderão orientar melhor sobre seu uso e até indicar substituições, caso necessário.
Agora que já conhece os benefícios do ácido mefenâmico, comece o seu tratamento para artrose e reumatismo comprando na Panvel. Aqui você conta com muitas opções para cuidar da sua saúde, pagar menos e ainda receber onde quer que esteja.