Blog Bem Panvel

Conheça os benefícios da melatonina para a regulação do sono

Por 
 | 
29/04/2024
3 min. de leitura

Quem está em busca dos benefícios de uma boa noite de sono, possivelmente vai ouvir falar da melatonina. Essa substância, conhecida como o “hormônio do sono”, é liberada naturalmente pelo corpo à medida em que o dia anoitece, estimulando-o a dormir. Quando o corpo finalmente adormece, a melatonina ajuda  o sono a manter-se por toda a noite. É por isso que a substância é vital para controlar o relógio biológico. 

Saiba mais sobre a melatonina

Agora que você já conhece a melatonina, é importante saber que essa substância é sintetizada a partir do aminoácido triptofano, especialmente pela glândula pineal, no centro do cérebro. A liberação da melatonina no organismo é influenciada pelos sinais de luz. Quanto mais escuro o ambiente estiver, melhor será a liberação da melatonina. Mesmo durante a noite, a claridade emitida por lâmpadas ou aparelhos eletrônicos pode interferir na liberação da melatonina.

A produção natural de melatonina costuma diminuir com o passar dos anos. É por isso que os distúrbios do sono são mais frequentes em adultos e em pessoas idosas.

Benefícios da melatonina para o sono

A melatonina atua como moduladora do ciclo sono-vigília, além de ajudar a sincronizar o ritmo circadiano do organismo. Conheça os principais benefícios da melatonina para o sono:

  • Atua na indução do sono
  • Ajuda a dormir com mais facilidade
  • Melhora a qualidade do sono
  • Evita o despertar precoce
  • Ajuda a evitar a insônia
  • Contribui para um sono reparador

Suplementos de melatonina

Além de ser produzida naturalmente pelo organismo, a melatonina pode ser consumida em forma de suplemento alimentar. Além de auxiliar na regulação do sono, o tem ação antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora no organismo. A venda da substância como suplemento já ocorre há algum tempo nos Estados Unidos. No Brasil, a comercialização foi autorizada em novembro de 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A melatonina da Equaliv é apresentada em forma de comprimidos sublinguais ou gotas. Por atuar na indução do sono, o melhor horário para tomá-la é alguns minutos antes de dormir, já que, na maioria dos casos, a melatonina apresenta uma rápida resposta na indução do sono. 

A dose a ser ingerida deve ser orientada por um médico, nutricionista ou outro profissional habilitado, conforme necessidade de cada paciente. Se você tem interesse em fazer uso do suplemento alimentar de melatonina, converse com seu médico ou nutricionista para receber orientações sobre o uso da substância.

Efeitos colaterais da melatonina

A suplementação de melatonina apresenta uma grande margem de segurança e seu uso é bem tolerado pela maioria das pessoas. Quando consumida em doses e por períodos adequados, não costuma apresentar efeitos colaterais. 

Além disso, estudos consideram a ingestão de 1g de melatonina ao dia sem provocar qualquer toxicidade ao organismo, sendo que o efeito colateral mais relatado foi sonolência. Entretanto, na forma de suplemento alimentar, a Anvisa liberou a dose de 0,21mg ao dia. Dosagens maiores devem ser prescritas por médico ou outro profissional habilitado.


Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu