Blog Bem Panvel

Vitamina B6: como tomar, bula e muito mais

O que é a Vitamina B6?

A Vitamina B6 é uma vitamina solúvel em água que desempenha várias funções essenciais no corpo humano. O suplemento de Vitamina B6 é indicado para prevenção e tratamento de deficiências da vitamina em diferentes casos.

Composição da Vitamina B6

Os suplementos de Vitamina B6 geralmente contêm uma forma sintética da vitamina chamada cloridrato de piridoxina. A quantidade de Vitamina B6 presente em um suplemento pode variar e costuma ser expressa em miligramas (mg) ou microgramas (mcg).

Além do cloridrato de piridoxina, os suplementos de Vitamina B6 podem conter outros ingredientes, como excipientes, agentes de ligação, lubrificantes ou revestimentos. Também podem incluir outras vitaminas e nutrientes importantes para o organismo.

Superdose de Vitamina B6: o que fazer?

A superdosagem de Vitamina B6 é rara, mas pode acontecer após o consumo de doses muito elevadas por um período prolongado. A superdosagem desse suplemento pode causar dormência nos pés e nas mãos, fraqueza muscular, problemas de coordenação motora, náuseas e vômitos. Caso isso aconteça, entre em contato com o médico e procure o pronto atendimento mais próximo.

Para que serve a Vitamina B6?

A Vitamina B6 é um suplemento indicado para prevenção e tratamento de deficiências da vitamina em caso de dieta restritiva ou inadequada, necessidade aumentada durante a gestação ou aleitamento e doenças crônicas em que ocorre a diminuição dos níveis de Vitamina B6¨no organismo.

Como a Vitamina B6 funciona?

A Vitamina B6 funciona principalmente como um cofator enzimático em uma variedade de reações bioquímicas no corpo humano. Ela desempenha um papel crucial no metabolismo de aminoácidos, na síntese de neurotransmissores, na produção de glóbulos vermelhos e em várias outras funções metabólicas e fisiológicas que são fundamentais para a saúde e o bem-estar geral. Confira as principais funções desse suplemento:

  • Metabolismo de aminoácidos;
  • Síntese de neurotransmissores;
  • Funcionamento saudável do sistema nervoso;
  • Formação de glóbulos vermelhos;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Regulação hormonal.

Contraindicações da Vitamina B6

A Vitamina B6 é contraindicada em casos de hipersensibilidade ao cloridrato de piridoxina ou aos outros componentes da fórmula. Esse suplemento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou cirurgião-dentista.

Como usar a Vitamina B6?

Os comprimidos de Vitamina B6 devem ser administrados com a ajuda de um pouco de água. Esse medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga sempre as instruções do médico e use a dosagem recomendada, sem aumentar a dose diária por conta própria.

Podendo ainda ser encontrada combinada a outros componentes, tais como:

  • Picolinato De Cromo + Vitamina B6 Stem — sendo melhor absorvida pelo organismo, sendo frequentemente usados para melhorar o metabolismo, controlar os níveis de glicose no sangue, apoiar a função cerebral e a produção de neurotransmissores, além de promover a saúde geral do corpo.
  • Zma (Zinco + Magnésio +Vitamina B6) + Boro — principalmente administrada para melhorar o desempenho atlético, aumentar a força e a recuperação muscular, melhorando a qualidade do sono, a saúde hormonal e óssea. 

Como sempre, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo suplemento para garantir que ele seja adequado para suas necessidades individuais e condições de saúde.

Cuidados ao usar a Vitamina B6

A Vitamina B6 é considerada segura quando consumida de acordo com as recomendações, mas é importante ter alguns cuidados ao usar o suplemento. Antes de iniciar a suplementação, consulte um médico ou um nutricionista para avaliar suas necessidades individuais. Não tome o medicamento sem orientação médica e não exceda a dosagem recomendada. Além disso, fique atento a qualquer sintoma ou reação adversa e mantenha o acompanhamento médico para avaliar suas condições de saúde.

O que fazer se eu esquecer de usar a Vitamina B6?

Esquecer de tomar uma dose de Vitamina B6 ocasionalmente não causa maiores problemas. Se você perceber que esqueceu de tomar o suplemento no horário habitual, tome-a assim que se lembrar, a menos que esteja quase na hora da próxima dose. Nesse caso, não tome uma dose extra para compensar a dose esquecida. Siga o cronograma normalmente, tentando manter um horário regular para tomar sua dose diária.

Interações medicamentosas

A Vitamina B6 pode interagir com alguns medicamentos e causar reações adversas ou prejuízos no tratamento. Evite tomar o suplemento em conjunto com o medicamento levodopa, usado no tratamento da doença de Parkinson, e alguns medicamentos antiepilépticos, como fenobarbital e fenitoína. Já medicamentos como hidralazina, penicilamina, isoniazida e contraceptivos orais podem diminuir os níveis de vitamina B6 e levar a uma deficiência.

Informe o seu médico caso esteja tomando ou tenha tomado recentemente outros medicamentos, incluindo suplementos, medicamentos obtidos sem receita médica, medicamentos à base de plantas ou produtos naturais.

Efeitos colaterais da Vitamina B6

O uso da Vitamina B6 pode causar algumas reações adversas. Caso observe algum desses efeitos, entre em contato com seu médico para avaliar a continuidade do tratamento:

  • Neuropatia periférica (dormência e formigamento nas mãos e nos pés);
  • Náusea
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Sensibilidade à luz;
  • Insônia e outros distúrbios do sono;
  • Problemas de coordenação motora.

Como guardar a Vitamina B6?

A Vitamina B6 deve ser armazenada em temperatura ambiente, em local fresco e seco, protegido da luz e da umidade. Mantenha o suplemento em seu frasco original, bem fechado. Cheque sempre a data de validade na embalagem e não use a vitamina caso o prazo esteja vencido.Caso ela esteja no prazo de validade e você perceba alguma alteração no aspecto, consulte um farmacêutico para receber orientações.

Perguntas frequentes sobre a Vitamina B6

Algumas dúvidas podem surgir em relação ao uso do suplemento de Vitamina B6. Veja as respostas para as perguntas mais frequentes sobre ele:

O que causa no corpo a falta de Vitamina B6?

A falta de Vitamina B6 pode causar uma série de problemas no corpo devido ao seu papel fundamental em diversas funções metabólicas e fisiológicas. A deficiência dessa vitamina pode levar a distúrbios neurológicos e psiquiátricos, problemas dermatológicos, anemia e doenças cardiovasculares. É importante monitorar os níveis de Vitamina B6 no organismo e consultar um médico para seguir o procedimento adequado.

O que faz a Vitamina B6 aumentar?

Consumir alimentos ricos em Vitamina B6 é a maneira mais natural e eficaz de aumentar os níveis dessa vitamina. Alguns alimentos que são boas fontes de vitamina B6 incluem carnes, peixes, batatas, espinafre, bananas, abacate, feijão, grão de bico, nozes e cereais fortificados. Também é importante reduzir o consumo de álcool e garantir a saúde digestiva para assegurar a absorção adequada de Vitamina B6. Caso seja necessário, o profissional de saúde pode recomendar a suplementação para aumentar os níveis da vitamina no organismo.

Para quem é indicado a Vitamina B6?

A suplementação de Vitamina B6 é indicada para pessoas com sintomas de deficiência da vitamina, como anemia e dermatite seborreica. Também pode ser utilizada por pessoas que fazem parte do grupo de risco para a deficiência, como idosos, grávidas e lactantes e pacientes com doença renal crônica ou doença celíaca. Quem faz uso de medicações que afetam a absorção de Vitamina B6 também pode ser beneficiado pela suplementação.

Quanto de Vitamina B6 devo tomar por dia?

A quantidade diária recomendada de vitamina B6 varia de acordo com a idade e condições específicas, como gravidez e lactação. Para homens e mulheres de 15 a 50 anos, a dose diária ideal é de 1,3mg. Já para mulheres grávidas ou lactantes de 19 a 50 anos, a recomendação é de 1,9mg por dia. É importante lembrar que essas medidas podem mudar de acordo com condições preexistentes e medicamentos tomados por cada paciente. Por isso, é essencial consultar um médico para saber a dose ideal e fazer a suplementação da forma adequada.

A Vitamina B6 deve ser mantida em local seguro e alto, fora do alcance de crianças e animais de estimação. Não inicie a suplementação sem orientação de um médico ou nutricionista e siga sempre as recomendações do especialista.

Essas informações foram úteis para você? Não deixe de conferir outros conteúdos em nosso site! Na Panvel você encontra o suplemento de Vitamina B6, além de outras vitaminas e suplementos para cuidar da sua saúde.

menu