Blog Bem Panvel

Venvanse: para que serve, como usar e mais

O que é Venvanse?

O Venvanse é um medicamento estimulante controlado, o qual é usado para tatar Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa forma, auxilia em questões de foco e concentração de crianças a partir de 6 anos.

Por se tratar de um estimulante do sistema nervoso central, o medicamento só pode ser comprado mediante a apresentação de receita médica, visto que seus efeitos colaterais podem causar riscos à saúde.

Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar o TDAH desde 2010, recentemente, o produto também foi permitido para tratar pacientes com compulsão alimentar, pois também aumenta a dopamina.

Venvanse princípio ativo

O Venvanse é composto por dimesilato de lisdexanfetamina, ou seja, trata-se de um derivado da anfetamina. Além disso, o medicamento é fabricado pela Takeda Pharma e vendido em dosagens de 30 mg a 70 mg.

Venvanse, para que serve?

Conforme mencionado no início deste texto, o Venvanse é um medicamento indicado - principalmente - para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois auxilia na melhora da concentração e também ajuda a reduzir a impulsividade.

Em alguns casos, a medicação também é indicada para tratar o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) de pessoas a partir de 18 anos. Em resumo, o TCA diz respeito à ingestão excessiva de alimentos dentro de um curto período.

No entanto, o remédio vem se popularizando entre os jovens ao longo do tempo e seu consumo inadequado, sem acompanhamento médico, pode ser perigoso para certas pessoas, além de também poder causar dependência.

Venvanse: como tomar?

Por se tratar de um medicamento psicoestimulante, o Venvanse pode causar insônia. Desse modo, recomenda-se que seja tomado pela manhã, podendo ser ingerido com ou sem alimentos.

Como o medicamento pode durar até 12 horas no organismo, a ingestão durante até às 11h, por exemplo, terá efeito garantido até às 23h. Sendo assim, não é necessário tomar o remédio durante a noite.

Venvanse: efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Venvanse costumam aparecer em 10% dos pacientes que o consomem, alguns são mais comuns, enquanto outros são menos frequentes. Assim, as reações mais recorrentes são:

  • Insônia;
  • Agitação;
  • Tremores;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômito;
  • Erupções cutâneas;
  • Boca e olhos secos;
  • Alterações de humor;
  • Aumento da frequência cardíaca. 

Quem não pode usar o Venvanse?

Tendo em vista os possíveis efeitos colaterais do medicamento e dependência, o Venvanse não é indicado para quem tem: glaucoma, problemas cardíacos, ansiedade, hipertireoidismo, arteriosclerose avançada, alergia a estimulante ou histórico de abuso de drogas.

Uso sem indicação do medicamento

E, mesmo que você não tenha nenhuma das condições citadas no parágrafo anterior, é importante saber que o medicamento não apresenta o mesmo efeito em pessoas que não têm TDAH ou TCAP.

Desse modo, aqueles que tentarem usar o Venvanse para melhorar o desempenho cognitivo não terão resultados, além disso, é possível apresentar um ou mais dos efeitos colaterais já mencionados e vício. 

Porém, infelizmente, esta medicação está sendo comprada por muitos jovens vestibulandos que buscam aumentar a capacidade de concentração por meio da substância ou por aqueles que buscam emagrecer a qualquer custo

Em muitos casos, o medicamento ainda é misturado com álcool para potencializar o efeito, o que pode resultar em graves consequências à saúde. Por isso, é de extrema importância consultar um profissional antes de fazer o uso deste fármaco. 

Venvanse ou Ritalina? 

Por ambos serem medicamentos indicados para o tratamento do TDAH, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual dos dois é melhor. No entanto, ambos são eficazes e, por isso, o melhor é aquele que se adaptar melhor às necessidades do paciente.

Então, caso a pessoa não se adeque à Ritalina, por exemplo, poderá fazer o uso do Venvanse para ver se ele será mais eficaz ou vice-versa. Entretanto, o segundo acaba custando mais caro em comparação ao primeiro. 

Contudo, o Venvanse pode ser encontrado em dosagens mais altas, caso necessário, visto que o medicamento é vendido com dosagem de até 70 mg, enquanto a Ritalina LA possui dosagem máxima de 40 mg.

Venvanse preço 

Apesar de ter se popularizado durante os últimos anos, o Venvanse é um medicamento com custo elevado que, nas farmácias da rede Panvel, varia de R$ 319,98 a R$ 448,60. Vale destacar que os preços diferem conforme a dosagem.

Porém, se puder pagar à vista, a Panvel oferece parcelamento em até seis vezes sem juros no cartão de crédito para que você não precise se preocupar. Então, aproveite e compre online com as melhores condições!

Venvanse

Perguntas frequentes sobre esse medicamento

Existe Venvanse genérico? 

Até o momento, não há Venvanse do tipo Genérico, apenas medicamentos similares, como é o caso do Juvene, que também é usado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e apresenta o mesmo princípio ativo.

Qual é mais forte: Ritalina ou Venvanse?

Por os dois serem medicamentos usados no tratamento de TDAH, essa dúvida é muito comum. Entretanto, não existe um mais forte que o outro, mas sim aquele que se adequa melhor às necessidades do paciente. Somente o seu médico poderá indicar qual a melhor escolha para o seu caso.

menu