Blog Bem Panvel

Varfarina: como tomar, bula e muito mais

O que é varfarina ?

A varfarina é um medicamento anticoagulante oral, normalmente indicado no tratamento de trombose venosa profunda e de embolia pulmonar e para a prevenção de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Composição da varfarina 

Cada comprimido contém 5mg de varfarina sódica. Os excipientes incluem lactose monoidratada, amido, estearato de magnésio e dióxido de silício.

Superdose da varfarina : o que fazer?

Caso você tome doses maiores do que a posologia recomendada, procure imediatamente o serviço de saúde, sobretudo se tiver sinais de hemorragia, como o surgimento de hematomas e fraqueza. 

O tratamento para superdose pode envolver a administração de vitamina K para reverter os efeitos anticoagulantes excessivos.

Para que serve a varfarina ?

O medicamento é indicado para prevenção primária e secundária de tromboembolismo venoso, isto é, a formação de coágulos de sangue. Assim, a varfarina é utilizada em pacientes com risco elevado de embolismo, tais como:

  • pessoas com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial;
  • histórico de acidente vascular cerebral ou infarto agudo do miocárdio;
  • pacientes com trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Como a varfarina funciona?

A varfarina é um medicamento anticoagulante oral que funciona inibindo a ação da vitamina K. Esse nutriente desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea, ajudando na produção de fatores relevantes para esse processo pelo fígado. 

Quando a varfarina inibe a vitamina K, ela reduz a capacidade do organismo de produzir esses fatores de coagulação. Consequentemente, o medicamento prolonga o tempo necessário para que o sangue se torne menos fluido, tornando-o menos propenso à formação de coágulos.

Contraindicações da varfarina 

O medicamento não deve ser utilizado quando há sangramento ativo, hipersensibilidade à varfarina ou em pós-operatórios (primeiras 24 horas após cirurgias ou partos).

O fármaco é contraindicado para pacientes com:

  • doenças hepáticas e/ou renais graves;
  • hipertensão não controlada;
  • inflamação da camada interna do coração (endocardite bacteriana);
  • aneurisma cerebral ou aórtico;
  • úlceras ativas no trato gastrointestinal;
  • hemofilia.

A varfarina é teratogênica, isto é, ela afeta o desenvolvimento normal do feto. No primeiro trimestre da gravidez, ela pode causar anormalidades no sistema nervoso central  e condrodisplasia punctata (pontilhado ósseo). Em estágios mais avançados da gestação, o medicamento pode levar à hemorragia fetal e ao aumento do risco de aborto ou parto prematuro. 

Por isso, a varfarina não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas ao longo do tratamento. O uso durante a amamentação deve ser rigorosamente acompanhado.

Como usar a varfarina?

A posologia de varfarina é individualizada para cada paciente, com monitoramento da resposta de TP/RNI (tempo para coagulação) por meio de exames de sangue.

Em geral, recomenda-se que as doses iniciais sejam de 2,5mg a 5mg por dia, podendo chegar a 10mg ao dia a depender dos ajustes posológicos realizados com base nos resultados de TP/RNI.

Pacientes idosos, com deficiência de vitamina K e/ou hipertireoidismo devem ter o tratamento acompanhado com bastante cautela. 

Para aumentar a flexibilidade do tratamento, os comprimidos de varfarina podem ser partidos. Nesse caso, não é recomendado o uso de instrumentos cortantes: deve-se fracionar os comprimidos manualmente, colocando-os sobre uma superfície limpa e seca com a face sulcada para cima. Em seguida, pressione levemente as extremidades de cada lado para baixo. 

Cuidados ao usar a varfarina 

Se houver perda ou ganho de peso sem razão aparente, informe o seu médico para realização de exames de sangue e avaliação da necessidade de ajuste da dose. 

Evite atividades que aumentem o risco de lesões e sangramentos. 

O que fazer se eu esquecer de usar a varfarina?

Os efeitos de uma única dose de varfarina duram de 2 a 5 dias. Desse modo, ao se esquecer de tomar o medicamento no horário programado, basta administrá-lo assim que se lembrar no mesmo dia.

Se a próxima administração estiver próxima, pule a dose esquecida e mantenha o cronograma normalmente. Nunca tome a dose dobrada para compensar esquecimentos.

Interações medicamentosas da varfarina 

Os efeitos anticoagulantes da varfarina são potencializados na interação com diversas substâncias. Por isso, o uso simultâneo de qualquer medicamento deve ser acompanhado pelo seu médico. 

Entre as principais interações, estão:

  • esteroides anabólicos;
  • corticosteroides;
  • antibióticos de largo espectro;
  • anti-inflamatórios;
  • fármacos para tratamento de disfunções da tireoide;
  • creme vaginal ou supositório de miconazol.

A atividade da varfarina é inibida por contraceptivos orais e alguns fármacos como aminoglutetimida, barbiturato e primidona.

Interação medicamento-alimento

O efeito anticoagulante é prejudicado pela absorção de vitamina K, de modo que alimentos ricos nesse nutriente podem interferir nos resultados do tratamento.

Interação medicamento-álcool

Não se deve ingerir bebidas alcóolicas durante o tratamento com varfarina, devido a atividade coagulante aumentada, principalmente em pacientes com funções hepáticas prejudicadas.

Efeitos colaterais da varfarina 

Reações adversas graves se relacionam a hemorragias, que podem ocorrer em qualquer tecido ou órgão. Essa complicação pode se manifestar externamente (com perda de sangue pelo nariz, nas gengivas, na urina ou nas fezes), em sangramentos excessivos após pequenos cortes ou lesões menores, ou ainda pelo surgimento de hematomas no corpo.

Alguns efeitos colaterais que não são imediatamente associados a hemorragia, mas que devem ser observados atentamente são:

  • anemia;
  • dor abdominal;
  • dor no peito;
  • dor nas articulações;
  • fadiga;
  • palidez;
  • tonturas;
  • síndrome dos dedos roxos;
  • dormência ou formigamento nas extremidades (parestesia);
  • pressão arterial baixa (hipotensão).
  • dificuldades respiratórias.

Todas essas reações adversas devem ser imediatamente informadas ao seu médico. Caso os sintomas sejam intensos, procure imediatamente o serviço de pronto atendimento. 

Como guardar a varfarina?

Armazene o medicamento em temperatura ambiente, longe da umidade e da luz direta. Mantenha a embalagem em local seguro, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Perguntas frequentes sobre a varfarina 

Confira respostas rápidas para algumas dúvidas comuns em relação a este medicamento.

Quem toma varfarina não pode comer o quê?

Alimentos ricos em vitamina K, como vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, brócolis), devem ser consumidos com moderação.

Quando devo parar de tomar varfarina?

Não pare de tomar varfarina sem orientação médica. Geralmente, o médico indicará quando é seguro interromper o medicamento.

Por que não é recomendado o uso de AAS com varfarina?

O uso concomitante de aspirina (AAS) com varfarina aumenta o risco de hemorragias, pois ambos têm efeitos anticoagulantes.

Na Panvel, simplificamos o uso dos seus medicamentos e de seus cuidados com a saúde cardiovascular. Aqui você encontra uma variedade de medicamentos para o sistema circulatório. Com a Panvel sua saúde está em boas mãos!

menu