Blog Bem Panvel

Rivastigmina: como usar, bula e muito mais

O que é Rivastigmina?

Rivastigmina é um remédio utilizado para o tratamento das doenças de Alzheimer e Parkinson. Ele pertence a uma classe de substâncias que são conhecidas como inibidores da colinesterase. O medicamento pode ser encontrado como rivastigmina adesivo, solução oral e cápsulas.

Qual a composição do Rivastigmina?

Cada cápsula de 1,5 mg de Rivastigmina contém: 

  • 2,4 mg de hemitartarato de rivastigmina; 
  • Excipientes: gel de sílica coloidal anidra, hipromelose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, óxido de ferro amarelo, dióxido de titânio e gelatina. 

Cada cápsula de 3 mg de Rivastigmina contém: 

  • 4,8 mg de hemitartarato de rivastigmina;
  • Excipientes: gel de sílica coloidal anidra, hipromelose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio e gelatina. 

Cada cápsula de 4,5 mg de Rivastigmina contém: 

  • 7,2 mg de hemitartarato de rivastigmina;
  • Excipientes: gel de sílica coloidal anidra, hipromelose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio e gelatina. 

Cada cápsula de 6 mg de Rivastigmina contém: 

  • 9,6 mg de hemitartarato de rivastigmina;
  • Excipientes: gel de sílica coloidal anidra, hipromelose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio e gelatina.

Como funciona o medicamento Rivastigmina?

O remédio rivastigmina funciona aumentando a quantidade de acetilcolina no cérebro, que é uma substância essencial para o bom desempenho cognitivo. Ele auxilia para que o paciente consiga lidar com situações cotidianas e ajuda a diminuir o declínio mental em pessoas com doenças de Alzheimer e Parkinson.

Como tomar o Rivastigmina?

As cápsulas de rivastigmina devem ser ingeridas com líquido, sem mastigar. O medicamento deve ser tomado duas vezes ao dia, uma vez no café da manhã e outra no jantar. A dose ideal será recomendada pelo seu médico. Não pare de tomar o medicamento rivastigmina sem o conhecimento do seu médico.

Quando não devo usar Rivastigmina?

  • Se você for alérgico a rivastigmina ou qualquer outro componente da fórmula do medicamento;
  • Se já apresentou reação alérgica a algum remédio similar ao rivastigmina;
  • Se já teve reação na pele com o adesivo de rivastigmina;
  • Não deve ser usado sem a orientação de um médico.

Efeitos colaterais do Rivastigmina

Assim como todos os remédios, o uso de rivastigmina pode apresentar efeitos colaterais em algumas pessoas. Entre as reações adversas mais comuns, estão: enjoo, vômito, diarreia tontura, perda de apetite, agitação, confusão, pesadelos, ansiedade, dor de cabeça, sonolência, dores de estômago, desconforto no estômago depois de comer, fraqueza, mal-estar, fadiga, transpiração excessiva, perda de peso e tremor. Informe

ao seu médico caso estes efeitos desagradáveis persistam.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Você deve ter um cuidado especial com o medicamento rivastigmina, caso você:

  • Apresente reações gastrintestinais, como náuseas, vômitos e diarreia;
  • Tem ou já teve alterações nos batimentos cardíacos (palpitação), úlcera gástrica ativa, obstrução urinária, convulsões, asma ou doença respiratória grave;
  • Sofre de tremores;
  • Tem baixo peso corporal (menos de 50 kg);
  • Tem problemas nos rins e no fígado.

Qual o preço de Rivastigmina?

O preço de rivastigmina pode variar conforme a sua apresentação (adesivo, cápsulas ou solução oral), fabricante e quantidade disponível na embalagem. Na Panvel, você encontra as melhores marcas e preços de medicamentos!

Rivastigmina: bula

Confira a bula de rivastigmina do fabricante de sua escolha no bulário da Anvisa. A bula utilizada para a produção desse conteúdo foi do Exelon, medicamento referência de rivastigmina.

Perguntas frequentes sobre o medicamento Rivastigmina

Para que serve Rivastigmina?

O medicamento rivastigmina é usado para o tratamento de problemas de memória e demência em pacientes que têm a doença de Alzheimer ou doença de Parkinson.

Quanto tempo pode tomar rivastigmina?

A duração do tratamento com rivastigmina depende da resposta do paciente ao medicamento. Por isso, a dose e duração deverá ser indicada exclusivamente pelo seu médico.

Qual o mecanismo de ação da rivastigmina?

A rivastigmina age aumentando a quantidade de acetilcolina no cérebro, substância necessária para um bom funcionamento cognitivo.

menu