Blog Bem Panvel

Pregabalina: bula, para que serve e como tomar

A pregabalina é um anticonvulsivante que atua diretamente no sistema nervoso central regulando seu funcionamento. Para tal, esse medicamento ajuda no controle da dor em doenças neuropáticas, fibromialgia, epilepsia e ansiedade. Conheça tudo sobre ele em seguida.

Qual a composição?

A pregabalina é comercializada em cápsulas gelatinosas ou duras nas porcentagens de 25, 50, 75, 100 e 150 mg. Em todos os casos, sua fórmula é composta apenas pela substância principal que é análogo do ácido gama aminobutírico (GABA) que tem relações importantes com o sistema nervoso central. 

Além disso, as cápsulas apresentam excipientes como celulose microcristalina, amido, talco dióxido de titânio e gelatina.

Para que serve a pregabalina?

Esse medicamento tem efeitos anticonvulsivante, ansiolítico, analgésico e antiepilético. Assim sendo, ele regula a transmissão de mensagens entre as células nervosas e serve para o tratamento em adultos de:

  • Epilepsia;
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
  • Dor causada pela fibromialgia;
  • Dor neuropática.

Como tomar pregabalina? 

Os comprimidos de pregabalina devem ser tomados por via oral com um copo de água. O paciente pode tomar o medicamento tanto antes quanto depois da alimentação e deve, sempre, seguir a dosagem estabelecida pelo médico, não fazendo alterações por conta própria.

Caso esqueça de tomar a cápsula no horário indicado, pode ingeri-la assim que lembrar. Mas, caso esteja próximo da dose seguinte, o ideal é esquecer a que já passou. Em hipótese alguma deve-se dobrar uma dose para compensar a que foi perdida.

Quando não devo tomar pregabalina?

Conforme a bula da pregabalina, ela não é indicada para quem tem alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula. Além disso, grávidas, lactantes, diabéticos e idosos precisam consultar seu médico para avaliar se os efeitos colaterais compensam o uso do medicamento.

Para menores de 18 anos o uso desse medicamento não é indicado pois essa faixa etária ainda carece de estudos que comprovam a eficácia do medicamento. Idosos com mais de 65 anos precisam de atenção especial pois a substância pode piorar quadros de insuficiência renal comuns a partir dessa idade, ademais, pode levar a quedas.

Efeitos colaterais da pregabalina

A pregabalina pode apresentar efeitos colaterais muito comuns, comuns, incomuns e raros. Confira quais são as principais reações adversas ao medicamento:

  • Muito comuns: tontura, sonolência;
  • Comuns: aumento de peso, marcha anormal, quedas, fadiga, espasmo muscular, dor nos membros, vômitos, constipação, flatulência, boca seca, vertigem, visão turva, tremores, amnésia, transtorno de equilíbrio, confusão, insônia, depressão, nasofaringite, etc;
  • Incomuns: neutropenia, hipoglicemia, alucinações, síncope, mudanças de humor, despersonalização, transtornos da fala, vertigem postural, perda da visão periférica, olhos secos, taquicardia, ondas de calor, tosse, rinite, refluxo gastroesofágico, etc;
  • Raros: dor mamária, insuficiência renal, suor frio, aperto na garganta, arritmia sinusal, estupor, disgrafia, crise de pânico, apatia, etc.

O que devo saber antes de usar esse medicamento?

Por mais que algumas pessoas possam tomar a medicação de pregabalina, existem grupos que merecem atenção especial antes de iniciar qualquer tratamento. São estes:

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Com histórico de dependência química;
  • Com doenças pulmonares, renais e hepáticas;
  • Diabéticos;
  • Com insuficiência cardíaca;
  • Com histórico de angioedema;
  • Intolerantes à galactose, deficiência de lactase de Lapp ou com má absorção de glicose-galactose;
  • Idosos com mais de 65 anos.

Em todos esses casos, o médico deve avaliar a segurança do uso do medicamento e se os riscos compensam os benefícios obtidos.

Além disso, antes de iniciar o tratamento, saiba que esse remédio gera efeitos colaterais nas primeiras horas após a ingestão do comprimido. No entanto, o paciente não deve abandonar a terapia nem diminuir a dose do medicamento sem consultar o médico ou cirurgião-dentista que fez a prescrição.

Outro ponto essencial para se saber é que seu uso não pode ser interrompido de uma hora para a outra. Desse modo, a descontinuação precisa ser gradual e demorar, no mínimo, uma semana.

Qual o preço da pregabalina?

Comercializado com o nome de Lyrica, Prebictal, Insit, Dorene, Limiar, Prefiss, Pregabalina (genérico), entre outros, este medicamento pode ser encontrado em doses de 25, 50, 75, 100 e 150 mg e precisa de receita médica.

Na Panvel, você encontra a linha completa de pregabalina elaborada por diferentes laboratórios. Confira algumas opções:

Bula da pregabalina

Para a preparação dessas informações, usou-se a bula da pregabalina da Eurofarma (cápsula dura de 75 mg e 100 mg). Você pode conferir, ainda, junto à Anvisa, qual a bula do medicamento de sua preferência.

medicamento pregabalina

Perguntas frequentes sobre pregabalina

Qual o melhor horário para tomar pregabalina?

De modo geral, indica-se tomar a pregabalina antes ou após as refeições sendo que os intervalos diários e as doses são definidas pelo médico.

O medicamento pregabalina dá sono?

Sim, um dos principais efeitos colaterais desse medicamento é a sonolência. Por conta disso, seu uso deve ser evitado por motoristas, operadores de máquinas e outros profissionais que exercem funções que demandam alta concentração.

A pregabalina precisa de receita?

Sim, para poder comprar esse medicamento o paciente precisa de receita médica em duas vias, sendo que uma delas fica retida na farmácia.

A pregabalina engorda?

Esse medicamento pode causar inchaço, prisão de ventre, constipação e outros efeitos colaterais que, consequentemente, levam ao aumento de peso.

Quanto tempo demora para a pregabalina fazer efeito?

A pregabalina é um medicamento com efeitos colaterais rápidos e efeitos medicamentosos mais lentos. Por conta disso, ela demora cerca de 7 dias para começar a produzir os efeitos terapêuticos esperados.

O que não pode misturar com pregabalina?

Existem uma série de medicamentos que não podem ser administrados ao mesmo tempo que a pregabalina:

- Antidepressivos
- Antipsicóticos
- Antihistamínicos
- Sedativos ou pílulas para dormir
- Para diabetes
- Antiansiedade
- Para o coração
- Analgésicos narcóticos
- Medicamentos depressores do sistema nervoso central

Por conta disso, é importante informar o médico quanto ao uso de qualquer uma dessas classes de medicamentos para que não haja problemas.

Ademais, não se recomenda o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver em tratamento com esse medicamento.

A pregabalina é um antidepressivo?

Não. Em suma, a pregabalina possui propriedades calmantes que auxiliam no tratamento de TAG e outras doenças. No entanto, ele não é um antidepressivo e, dessa maneira, não deve ser usado para o tratamento contra depressão.

menu