Blog Bem Panvel

Pílula do dia seguinte: como tomar, bula e muito mais

O que é a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um medicamento contraceptivo de uso ocasional usado para prevenir a gravidez.

Composição da pílula do dia seguinte

Existem diferentes tipos de Pílulas do dia seguinte disponíveis no mercado. A maioria contém levonorgestrel ou ulipristal, hormônios sintéticos.

Superdose: o que fazer?

O uso da pílula do dia seguinte deve ser feito de acordo com a dosagem indicada na bula. A superdosagem pode provocar náuseas e sangramento genital. Nesse caso, é preciso procurar orientação médica rapidamente.

Para que serve?

A pílula do dia seguinte é um medicamento de emergência, que tem o objetivo de prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida ou em que o método contraceptivo usado tenha falhado, como nos seguintes casos:

  • Preservativo que estourou, foi usado incorretamente ou saiu do pênis durante a relação sexual.
  • Esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional contendo estrogênio e progesterona por dois dias seguidos.
  • Atraso na ingestão da pílula anticoncepcional contendo apenas progesterona em mais de três horas.
  • Atraso na injeção de acetato de medroxiprogesterona em mais de duas semanas.
  • Retirada dos adesivos anticoncepcionais antes ou depois do tempo programado.
  • Diafragma ou preservativo feminino que se rompeu ou saiu do lugar.
  • DIU que saiu acidentalmente.

Como a pílula do dia seguinte funciona?

A pílula do dia seguinte funciona de diferentes maneiras, dependendo do momento em que é tomada no ciclo menstrual da mulher. Ela pode atrasar ou inibir a ovulação, impedindo a fertilização, ou tornar o muco cervical mais espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides. Em alguns casos, a pílula pode afetar o revestimento do útero, dificultando a implantação do óvulo fertilizado.

Contraindicações da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada por mulheres que tenham hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Também não deve ser usada em caso de sangramento genital anormal ou de origem desconhecida e em caso de gravidez confirmada ou suspeita.

Como usar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível após a relação sexual, pois a eficácia contraceptiva do medicamento diminui a cada dia. O levonorgestrel vem em dois comprimidos, que podem ser tomados juntos ou com um intervalo de 12h. 

Também há no mercado a versão em dose única, como nos medicamentos Neodia, Diad e Pozato. Já o ulipristal é sempre vendido em dose única.

O que fazer se eu esquecer de usar a pílula do dia seguinte?

Caso se esqueça de usar a pílula do dia seguinte em até 120 horas (5 dias) após a relação sexual, é preciso tomar o medicamento assim que possível. Caso já tenha se passado mais de 120 horas da relação, a eficácia do método reduz muito e seu uso não é recomendado.

Cuidados ao usar a pílula do dia seguinte

Leia as instruções da bula e siga a dosagem e a forma de tomar o medicamento recomendadas. Use o medicamento assim que possível, e sempre como último recurso, apenas em casos emergenciais. 

A pílula do dia seguinte não deve ser usada como método contraceptivo regular. Também não é recomendado usar o medicamento mais de uma vez durante o mesmo ciclo menstrual, o que pode causar alterações no ciclo. 

Lembre-se de usar métodos contraceptivos regulares e confiáveis, como pílulas anticoncepcionais de uso diário, DIUs ou preservativos.

Interações medicamentosas 

Algumas substâncias podem acelerar o metabolismo de contraceptivos orais, diminuindo a eficácia da pílula do dia seguinte. Por isso, o uso do medicamento deve ser evitado em conjunto com barbitúricos, fenitoína, fenilbutazona, rifampicina, ampicilina, griseofulvina, tetraciclinas, oxcarbazepina, carbamazepina, primidona e aminoglutetimida. 

Sempre informe seu médico se estiver utilizando outro medicamento.

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

O uso da pílula do dia seguinte pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Sensibilidade nos seios
  • Diarreia
  • Vômitos
  • Náuseas
  • Fadiga
  • Dor abdominal
  • Tontura
  • Menstruação irregular ou alterações no ciclo

Como guardar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser conservada em temperatura ambiente, protegido da luz e da umidade. Guarde o medicamento na embalagem original e não o utilize caso o prazo de validade esteja vencido. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação. Caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico.

Perguntas frequentes sobre a pílula do dia seguinte

É comum surgirem dúvidas sobre o uso da pílula do dia seguinte e seus efeitos. Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse medicamento.

Qual o prazo para tomar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível após a relação sexual. O medicamento é mais eficaz quando tomado nas primeiras 72 horas (3 dias) após a relação, mas pode ser eficaz até 120 horas (5 dias) depois.

Como eu sei que a pílula do dia seguinte fez efeito?

A eficácia da pílula do dia seguinte é difícil de determinar logo após o uso do medicamento. A única forma de ter certeza da eficácia da pílula é aguardar para fazer um teste de gravidez de farmácia ou agendar um teste com um profissional de saúde após o atraso menstrual.

Quando o homem ejacula dentro pode engravidar tomando pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um medicamento projetado para evitar a gravidez após uma relação sexual em que houve ejaculação dentro da vagina. No entanto, ela não é um método 100% confiável. Lembre-se de que a eficácia da pílula do dia seguinte é maior quando ela é tomada o mais rápido possível após a relação.

Veja mais conteúdos na aba Tudo sobre medicamentos e faça sua compra na Panvel!

menu