Blog Bem Panvel

Penicilina: como tomar, bula e muito mais

O que é Penicilina?

A Penicilina é um antibiótico utilizado para tratar alguns tipos de infecção, causadas por bactérias que são sensíveis ao princípio ativo do medicamento.

Composição da Penicilina

Cada ampola do medicamento contém 600.000 U ou 1.200.000 U de Benzilpenicilina Benzatina.

Superdose de Penicilina: o que fazer?

A Penicilina costuma ter toxicidade direta mínima para o ser humano, por isso não há relatos de superdose do medicamento. No entanto, é importante seguir a dosagem recomendada pelo médico. Em caso de superdosagem, procure atendimento imeadiato.

Para que serve a Penicilina?

A Penicilina é indicada para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis ao medicamento, sendo elas:

  • Infecções estreptocócicas;
  • Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior ;
  • Infecções leves e moderadas da pele;
  • Infecções venéreas, como sífilis;
  • Profilaxia da glomerulonefrite aguda e doença reumática;
  • Profilaxia de recorrências da febre reumática e/ou coreia de Sydenham.

Como a Penicilina funciona?

A Penicilina age inibindo a síntese da parede celular das bactérias, enfraquecendo-as e levando à sua destruição.

Contraindicações da Penicilina

A Penicilina é contraindicada em caso de hipersensibilidade às penicilinas. E também não deve ser usada por mulheres grávidas sem orientação médica.

Como usar a Penicilina?

A Penicilina deve ser administrada via injeção intramuscular profunda. A dosagem depende da infecção contraída e deve obedecer as recomendações médicas. O medicamento costuma ser aplicado em dose única ou em poucas doses, com intervalo de uma semana entre cada uma delas.

A ampola de Penicilina deve ser agitada antes da retirada da dose a ser injetada. É recomendado aplicar a injeção no quadrante superior lateral da nádega. 

Em lactantes e crianças pequenas, a injeção pode ser aplicada na face lateral da coxa. O produto que não for utilizado deve ser imediatamente desprezado.

A injeção deve ser aplicada de forma lenta e contínua, evitando que a agulha entupa. Caso o paciente sinta dor intensa no local, interrompa a administração

O que fazer se eu esquecer de usar a Penicilina?

Na maioria dos casos, a Penicilina é administrada em dose única. Caso seja necessário aplicar mais de uma dose e ela seja esquecida, é preciso fazer a aplicação assim que possível. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida.

Cuidados ao usar a Penicilina

Pessoas com asma ou com histórico de quadros alérgicos intensos devem usar Penicilina com cuidado e sob orientação médica. É essencial manter o paciente sob observação durante o tratamento. 

Em tratamentos prolongados com Penicilina, é recomendado realizar avaliações periódicas das funções renal e hematopoiética. Já as gestantes e lactantes só devem fazer uso de Penicilina com recomendação e acompanhamento médico.

Interações medicamentosas 

Esse medicamento não deve ser administrado em conjunto com a varfarina, pois a Penicilina aumenta o efeito anticoagulante. Também deve ser evitada a associação com tetraciclinas, tolvaptan, metotrexato, probenecida e vacina contra febre tifóide.

Efeitos colaterais da Penicilina

O uso da Penicilina pode causar diversos efeitos colaterais, dentre els:

  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Dor de cabeça;
  • Urticária;
  • Erupções cutâneas;
  • Hipotensão;
  • Confusão mental;
  • Febre;
  • Anemia;
  • Distúrbios da coagulação.

Caso observe algum desses efeitos, suspenda o uso do medicamento e procure orientação médica.

Como guardar a Penicilina?

A Penicilina deve ser conservada em temperatura ambiente, protegida da luz e da umidade. Guarde o medicamento em seu frasco original e não o utilize caso o prazo de validade esteja vencido. E, caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico.

Perguntas frequentes sobre a Penicilina

É comum surgirem dúvidas sobre o uso da Penicilina e seus efeitos. Confira as respostas para as perguntas frequentes sobre esse medicamento:

Precisa de receita médica para comprar penicilina?

É preciso apresentar a receita médica para adquirir a penicilina. Por isso, é importante consultar um médico para avaliar sua condição e prescrever o medicamento, caso seja necessário. 

Pode tomar Penicilina todo dia?

A penicilina costuma ser prescrita para um período específico de tratamento. A dosagem e a duração do tratamento dependem do tipo e da gravidade da infecção. 

Qual a diferença da amoxicilina e penicilina?

A amoxicilina e a penicilina são dois antibióticos que pertencem à mesma classe de medicamentos, conhecida como penicilinas. Elas têm diferentes composições químicas e, por isso, são usadas para tratar tipos diferentes de infecções.

Qual a diferença de penicilina e Benzetacil?

Benzetacil é o nome comercial e mais popular da benzilpenicilina benzatina ou penicilina G, que costumamos chamar apenas de penicilina. Mas é importante lembrar que existem vários tipos de penicilinas.

Veja mais conteúdos na aba Tudo sobre medicamentos e faça sua compra de antibióticos e anti-inflamatórios na Panvel!

menu