Blog Bem Panvel

Lisinopril: como tomar, bula e muito mais

O que é Lisinopril?

O Lisinopril é um medicamento indicado para o tratamento da hipertensão e da hipertensão renovascular. Ele pode ser usado sozinho ou associado a outros medicamentos anti-hipertensivos.

Composição do Lisinopril

O medicamento pode ser encontrado nas versões Lisinopril 5mg, Lisinopril 10mg e Lisinopril 20mg, que contêm o princípio ativo lisinopril di-hidratado e os excipientes lactose monoidratada, dióxido de silício, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, celulose microcristalina e corante óxido de ferro vermelho.

Superdose do Lisinopril: o que fazer?

O uso do Lisinopril deve ser feito sempre de acordo com a dosagem indicada pelo médico. A superdose desse medicamento pode causar redução importante da pressão arterial, distúrbio eletrolítico e alteração renal. Em caso de superdosagem, procure ajuda médica imediatamente e leve a embalagem do medicamento.

Para que serve o Lisinopril?

O Lisinopril é um medicamento indicado para o tratamento da hipertensão e da hipertensão renovascular. Também é usado para tratar pacientes com insuficiência cardíaca congestiva ou que tenham sofrido infarto agudo do miocárdio nas últimas 24 horas, como prevenção do desenvolvimento de insuficiência cardíaca.

Como o Lisinopril funciona?

O Lisinopril é um medicamento inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA), que age controlando a pressão arterial em pacientes com hipertensão. Também controla os problemas de fraqueza no coração quando utilizado com medicamentos diuréticos e previne problemas no coração após infarto. Ele é um medicamento de uso contínuo, pois é eficaz por 24 horas após a ingestão da dose única diária.

Contraindicações do Lisinopril

O Lisinopril é contraindicado nos seguintes casos:

  • Hipersensibilidade a Lisinopril ou a qualquer componente da fórmula;
  • Pacientes com histórico de angioedema relacionado ao tratamento prévio com inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA);
  • Pacientes com angioedema hereditário ou idiopático;
  • Pacientes com insuficiência renal moderada ou grave;
  • Gestantes no segundo e terceiro trimestres de gestação.

Como usar o Lisinopril?

O Lisinopril deve ser administrado via oral, com a ajuda de um pouco de água, em dose única diária, de acordo com a dosagem prescrita pelo médico. O medicamento pode ser ingerido antes, durante ou após as refeições, mas aproximadamente no mesmo horário todos os dias. O comprimido de 20mg deve ser administrado inteiro, sem ser partido. Já os comprimidos de 10mg e 5mg são sulcados e podem ser divididos. Esse medicamento não deve ser mastigado.

Cuidados ao usar o Lisinopril

Esse medicamento deve ser utilizado com cuidado por pacientes com risco elevado de hipotensão sintomática, cardiopatia isquêmica, doença vascular cerebral, estenose aórtica ou cardiomiopatia hipertrófica. O tratamento com Lisinopril também não deve ser iniciado no infarto agudo do miocárdio. Em pacientes diabéticos tratados com agentes antidiabéticos orais ou insulina, o controle da glicemia deve ser monitorado durante o primeiro mês de tratamento com Lisinopril. Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

O que fazer se eu esquecer de usar o Lisinopril?

O uso do Lisinopril deve ser feito nos dias e horários recomendados pelo médico. Caso se esqueça de tomar uma dose, tome apenas a próxima dose, seguindo o tratamento. Nunca dobre a dose para recuperar uma dose perdida. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.

Interações medicamentosas 

O uso de Lisinopril não deve ser feito em conjunto com outros medicamentos anti-hipertensivos, medicamentos que podem aumentar o risco de angioedema, diuréticos e antidiabéticos. Também não devem ser usados suplementos de potássio, agentes poupadores de potássio ou substitutos do sal de cozinha contendo potássio e outros medicamentos que podem elevar o nível sérico de potássio. Além disso, a indometacina pode diminuir a eficácia anti-hipertensiva de Lisinopril quando administrados concomitantemente.

Efeitos colaterais do Lisinopril

O uso do Lisinopril pode causar diversos efeitos colaterais. Caso observe algum desses efeitos, suspenda o uso do medicamento e procure orientação médica.

  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Diarreia
  • Cansaço
  • Tosse
  • Náusea
  • Hipotensão
  • Erupções cutâneas
  • Vertigem
  • Distúrbios do sono
  • Dor abdominal
  • Disfunção renal

Como guardar o Lisinopril?

O Lisinopril deve ser guardado em temperatura ambiente, protegido da luz e da umidade. Mantenha o medicamento em sua embalagem original e não o utilize caso o prazo de validade esteja vencido. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação. Caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico.

Perguntas frequentes sobre o Lisinopril

É comum surgirem dúvidas sobre o uso do Lisinopril e seus efeitos. Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse medicamento.

Qual o nome genérico de Lisinopril?

O nome genérico do medicamento é Lisinopril, nome da substância ativa da fórmula. Ele pode ser encontrado com outros nomes comerciais, dependendo do fabricante, como Zestril e Prinivil. Sempre confirme com seu médico e verifique a embalagem para adquirir o medicamento correto.

O que substitui o Lisinopril?

A substituição de Lisinopril por outro medicamento depende das necessidades individuais de cada paciente. Podem ser utilizados outros medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina ou outros medicamentos, como bloqueadores dos receptores de angiotensina e betabloqueadores. Sempre consulte seu médico para verificar a melhor opção para o seu tratamento.

Aqui na Panvel você encontra Lisinopril e outros medicamentos para hipertensão. Não deixe também de conferir mais conteúdos sobre os diversos medicamentos. O que você precisa para a sua saúde e cuidados essenciais, temos na Panvel!

menu