Blog Bem Panvel

Levocetirizina: como tomar, bula e muito mais

O que é Levocetirizina?

A levocetirizina é um medicamento antialérgico que pertence à classe dos anti-histamínicos. É indicado para o tratamento de sintomas associados a alergias. 

Cada comprimido contém 5 mg de dicloridrato de levocetirizina, além dos excipientes:

  • amido;
  • croscarmelose sódica;
  • estearato de magnésio;
  • celulose microcristalina;
  • álcool polivinílico;
  • dióxido de titânio;
  • macrogol;
  • e talco.

Superdose da Levocetirizina: o que fazer?

A superdose de levocetirizina pode levar a sintomas como sonolência excessiva, boca seca, dor de cabeça e, em casos mais graves, convulsões. Se houver suspeita de superdose, é importante procurar ajuda médica imediatamente ou entrar em contato com um centro de controle de intoxicações. 

Para que serve a Levocetirizina?

A levocetirizina é um medicamento antialérgico usado para o alívio de sintomas relacionados a diferentes reações alérgicas, tais como:

  • Rinite alérgica - uma condição inflamatória do nariz, causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico a partículas de  pólen, ácaros e pelos de animais. Os sintomas incluem espirros, coriza, congestão nasal e coceira no nariz e olhos;
  • Urticária e outras alergias cutâneas - caracterizadas pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele, com textura elevada e coceira. Podem ser desencadeadas por alergias a alimentos, medicamentos, picadas de insetos ou, ainda, por estresse;
  • Conjuntivite alérgica - uma inflamação da membrana transparente que reveste o olho (conjuntiva), causada por uma reação a fatores alérgenos. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira, lacrimejamento e sensação de areia nos olhos.

Como a Levocetirizina funciona?

A levocetirizina é um anti-histamínico cuja principal função é bloquear os efeitos da histamina no organismo. Essa é uma substância química liberada pelo corpo em resposta a reações alérgicas e que desempenha um papel importante no surgimento de sintomas incômodos associados a alergias.

O medicamento age se ligando aos receptores de histamina no corpo, especialmente aos receptores H1. Ao ocupar esses receptores, a levocetirizina impede que a histamina exerça seus efeitos, o que resulta na redução ou prevenção dos sintomas alérgicos.

Contraindicações da Levocetirizina

Pessoas com histórico de hipersensibilidade conhecida à levocetirizina, à cetirizina ou a outros componentes da formulação do medicamento devem evitar o seu uso. 

Esse antialérgico é contraindicado para pacientes com insuficiência renal grave,  pois a eliminação do medicamento pode ser significativamente reduzida, o que aumenta o risco de acúmulo do ativo. A contraindicação é especialmente relevante nos casos em que o volume de creatina filtrado pelos rins por minuto (clearance) é inferior a 10 mL/min.

A levocetirizina também é contraindicada para pacientes que se submetem à diálise (filtragem do sangue) e pessoas com problemas hepáticos. 

Mulheres grávidas e lactantes só devem utilizar o medicamento sob rigoroso acompanhamento médico. 

Como usar a Levocetirizina?

A dose pode variar dependendo da idade, peso e condição clínica específica. Veja as principais orientações:

  • Adultos — em geral, indica-se a dose de 5 mg (1 comprimido) a cada 24 horas (1 vez ao dia). Esse é o limite máximo de administração recomendado;
  • Idosos — normalmente, pacientes idosos podem tomar a levocetirizina sem necessidade de ajustes da dose, quando as funções renais estão normais. Se houver insuficiência renal leve a moderada, é necessário falar com o seu médico para ajuste da dose;
  • Crianças de 6 a 12 anos — recomenda-se a dose diária de ½ ou 1 comprimido, conforme instruções médicas. A levocetirizina não é indicada para crianças menores de 6 anos, devido à impossibilidade de redução da dose a níveis seguros. 

Geralmente, a levocetirizina é administrada por via oral, com ou sem alimentos. Deve-se engolir o comprimido inteiro com um pouco de água.

O uso pode ser feito enquanto durarem os sintomas. No caso de rinite alérgica sazonal, normalmente, a duração do tratamento é de 1 a 6 semanas. Outras condições clínicas, como a rinite crônica e a urticária crônica, podem levar à extensão desse prazo. 

O que fazer se eu esquecer de usar a Levocetirizina?

Se você esquecer de tomar o medicamento, não tome uma dose extra para compensar. Simplesmente retome a programação regular a partir do momento em que se lembrar. 

Cuidados ao usar a Levocetirizina

A posologia de levocetirizina deve ser cuidadosamente acompanhada pelo seu médico para evitar sobrecarga das funções renais. 

Não se deve prolongar o tratamento para além do estritamente necessário para conter os sintomas alérgicos.

Como alguns indivíduos podem sentir sonolência, fadiga e astenia (redução da força muscular) após o uso de levocetirizina, é preciso ter precaução com a dosagem antes de conduzir máquinas, dirigir veículos ou realizar outras atividades que possam ser perigosas diante de alterações na capacidade de atenção e reação.  

Interações medicamentosas 

Algumas das possíveis interações de levocetirizina são:

  • Sedativos e álcool — a levocetirizina pode potencializar os efeitos sedativos de medicamentos que causam sonolência, como outros antialérgicos, tranquilizantes, alguns antidepressivos e álcool;
  • Teofilina — a levocetirizina pode aumentar a concentração de teofilina, um medicamento utilizado para tratar doenças respiratórias, como a Asma. Monitorização adequada é essencial para evitar efeitos colaterais associados à teofilina.
  • Inibidores da CYP3A4 — inibidores da enzima CYP3A4 no fígado, incluindo alguns antifúngicos, antibióticos e medicamentos utilizados para tratar a Aids, podem aumentar os níveis sanguíneos da levocetirizina. O ajuste de dose pode ser necessário em alguns casos.

Por essas e outras possíveis interações, é fundamental sempre avisar o seu médico sobre o uso de medicamentos e suplementos antes de iniciar o tratamento. 

Efeitos colaterais da Levocetirizina

Em geral, a levocetirizina não causa efeitos colaterais significativos e é bem tolerada. Porém, algumas pessoas podem sentir sonolência, fadiga e fraqueza muscular. Também é comum sentir a boca seca após o uso do medicamento.

Efeitos colaterais menos comuns podem incluir:

  • Náuseas;
  • Dores abdominais;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas.

Problemas hepáticos são uma manifestação rara do uso desse medicamento. Ao sentir dores abdominais persistentes e outros sinais de danos ao fígado, tais como icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos), é fundamental procurar ajuda médica e, se for o caso, suspender o tratamento. 

Como guardar a Levocetirizina?

Mantenha a levocetirizina em um local fresco e seco, protegido da umidade. Guarde o medicamento em local seguro e longe do acesso de crianças pequenas e animais de estimação.

Perguntas frequentes sobre a Levocetirizina

Confira as respostas a algumas perguntas comuns sobre a levocetirizina!

Qual o melhor horário para tomar o dicloridrato de levocetirizina?

O dicloridrato de levocetirizina é geralmente tomado uma vez ao dia, preferencialmente à noite, devido à possível sonolência que o medicamento pode causar.

Levocetirizina substituiu quais medicamentos?

A levocetirizina não substitui diretamente outros medicamentos. No entanto, é frequentemente escolhida devido à sua eficácia e efeitos colaterais leves.

Continue por aqui e confira os medicamentos para gripes e resfriados da Panvel!

menu