Blog Bem Panvel

Hemogenin: como tomar, bula e muito mais 

O que é o Hemogenin?

O Hemogenin é um medicamento que estimula a formação de glóbulos vermelhos do sangue (eritrócitos ou hemácias)

Composição do Hemogenin

O medicamento é composto por oximetolona, um esteroide anabolizante sintético. 

Superdose do Hemogenin: o que fazer?

O excesso de oximetolona pode ser extremamente perigoso para o organismo. Em caso de suspeita de superdosagem, a recomendação é buscar ajuda médica imediatamente, levando consigo a bula de Hemogenin.

O tratamento dependerá da gravidade da superdosagem. Os médicos podem aplicar medidas de suporte, como a administração de carvão ativado para ajudar a absorver a substância, tratar os sintomas específicos que a pessoa possa estar apresentando e monitorar o estado geral de saúde.

Hemogenin: para que serve?

O Hemogenin é restrito a condições médicas específicas. Seu uso pode ser indicado para o tratamento de:

  • anemias causadas por deficiência da medula óssea (como a aplástica, a megaloblástica e mielofibrose);
  • em pacientes com perda acentuada de peso e massa muscular devido a condições subjacentes, tais como infecções crônicas, lesões ou cirurgias;
  • em alguns casos de osteoporose, pois o Hemogenin pode contribuir com a melhoria da densidade mineral óssea.

Como o Hemogenin funciona?

A substância oximetolona funciona de várias maneiras no corpo, principalmente:

  • estimulando a produção de glóbulos vermelhos — a oximetolona estimula a medula óssea e aumenta a produção e a excreção urinária de eritropoetina, levando à melhor regulação da formação de eritrócitos;
  • aumento da massa muscular — o Hemogenin tem propriedades anabolizantes, o que significa que pode estimular o crescimento e a reparação dos tecidos musculares.

Contraindicações do Hemogenin

Há diversas contraindicações ao uso do Hemogenin. As principais são:

  • alergia ou hipersensibilidade à oximetolona;
  • gravidez e lactação;
  • pacientes com câncer de próstata ou de mama;
  • pacientes com doença hepática ativa ou histórico de problemas graves no fígado;
  • pacientes com distúrbios cardiovasculares, devido aos efeitos de Hemogenin na coagulação e na retenção de líquidos, que pode interferir na pressão arterial.

Para pacientes idosos, mulheres ou crianças e adolescentes, é preciso ter grande cautela e só utilizar o Hemogenin sob estrita supervisão médica, devido aos impactos dos esteroides anabolizantes androgênicos em diversos aspectos do organismo. 

Como usar o Hemogenin?

A dose recomendada é, em geral, de 1 a 2 mg/kg de peso corporal por dia. Doses mais altas podem ser necessárias, de acordo com a avaliação médica e a resposta de cada paciente.

Após um período, é necessário ajustar a dosagem de Hemogenin no ciclo de remissão, em que alguns pacientes ficam liberados do uso do medicamento ou têm uma dosagem diária mais baixa.

O que fazer se eu esquecer de usar o Hemogenin?

Tome assim que se lembrar. No entanto, se estiver perto da hora da próxima dose programada, pule a esquecida e retome o seu cronograma regular. Nunca tome doses duplicadas para compensar um esquecimento.

Cuidados ao usar o Hemogenin

Ao usar o Hemogenin, é fundamental seguir as orientações do seu médico, incluindo a dosagem correta e o acompanhamento regular, visto que esse é um medicamento com potenciais efeitos adversos graves.

Não altere a dosagem por conta própria e evite o uso indevido ou abusivo do medicamento. Deve haver acompanhamento no uso do Hemogenin antes e depois do tratamento.

Deve-se evitar o uso do Hemogenin para estimular condições atléticas e crescimento muscular, pois os riscos associados anulam possíveis benefícios dessa prática.

Interações medicamentosas 

É fundamental informar o seu médico sobre todos os medicamentos, suplementos ou substâncias que você está tomando antes de iniciar o tratamento com Hemogenin, sobretudo aqueles que sabidamente interagem com a oximetolona. Alguns deles são:

  • anticoagulantes (medicamentos que afinam o sangue) — há aumento no risco de sangramento quando o Hemogenin é usado em combinação com anticoagulantes, como dicumarol e varfarina;
  • anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — esses medicamentos também afetam a coagulação e, portanto, podem interagir com o Hemogenin;
  • medicamentos para diabetes — a oximetolona pode afetar os níveis de glicose no sangue, interferindo no efeito da insulina e dos hipoglicemiantes orais;
  • hormônios ou esteroides — o uso de Hemogenin com outros esteroides anabolizantes ou hormônios pode aumentar o risco de efeitos colaterais e distúrbios hormonais;
  • ciclosporina — a oximetolona aumenta os níveis sanguíneos de ciclosporina, um imunossupressor, elevando o risco de toxicidade da substância;
  • bupropiona — a combinação de bupropiona com agentes que reduzem o limiar de convulsão, como os esteroides sistêmicos (incluindo o Hemogenin), pode aumentar o risco de convulsões;
  • bebidas alcoólicas e medicamentos que afetam o fígado — o Hemogenin sobrecarrega o fígado. Portanto, quando usado com álcool ou outros medicamentos metabolizados no órgão, como alguns analgésicos e anti-inflamatórios, há um risco elevado de danos hepáticos.

Efeitos colaterais do Hemogenin

O Hemogenin pode causar uma série de efeitos colaterais. Os mais comuns são:

  • náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal;
  • retenção de líquidos, resultando em inchaço ou edema, especialmente nas extremidades;
  • aumento dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuição do colesterol HDL (colesterol bom), o que, no longo prazo, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares;
  • distúrbios do sono, alterações no humor e na libido;
  • surgimento de acne.

Quando há um uso abusivo ou prolongado, o Hemogenin também pode ocasionar:

  • nos homens, supressão da produção natural de testosterona no corpo, aceleração da calvície, crescimento das mamas e priapismo crônico (ereção dolorosa e persistente);
  • nas mulheres, a virilização, caracterizada pelo engrossamento leve a moderado da voz e crescimento de pelos em locais comuns aos homens (hirsutismo), além de irregularidades menstruais e aumento do clitóris.

Também é possível que haja o desenvolvimento de anemia ferropriva, em decorrência do percentual diminuído de saturação da transferrina em razão do uso de oximetolona, levando a um baixo teor de ferro sérico.

Além disso, o potencial efeito mais grave de Hemogenin é a hepatotoxicidade (sobrecarga do fígado) que, em casos graves, resulta em icterícia ou lesões hepáticas. Sem o rápido controle, essa condição pode levar ao coma hepático e morte.

Lembre-se de que a gravidade e a prevalência dos efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa e são significativamente reduzidos quando o uso do medicamento é rigorosamente supervisionado por um médico.

Como guardar o Hemogenin?

Mantenha o Hemogenin em sua embalagem original ou em um recipiente hermético, longe da luz solar direta, umidade e calor excessivo.

Certifique-se de que o medicamento esteja fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Perguntas frequentes sobre o Hemogenin

Confira as respostas a perguntas comuns relacionadas ao Hemogenin!

Para que serve o Hemogenin na musculação?

O Hemogenin é usado na musculação por alguns atletas e fisiculturistas na esperança de aumentar a massa muscular. No entanto, seu uso para esse fim é controverso e potencialmente prejudicial à saúde.

Qual o efeito do Hemogenin no homem?

O Hemogenin, sendo um esteroide anabolizante, pode levar ao aumento da massa muscular, além de acelerar a perda de cabelo em homens predispostos à calvície, entre outros efeitos.

Qual a diferença entre Dianabol e Hemogenin?

Dianabol (metandrostenolona) e Hemogenin (oximetolona) são ambos esteroides anabolizantes. Eles têm propriedades semelhantes, mas são compostos diferentes, com dosagens e os potenciais efeitos colaterais distintos.

Se você procura orientações sobre medicamentos, continue navegando pelos nossos conteúdos e conheça os produtos da Panvel!

menu