Blog Bem Panvel

Expec: bula, para que serve, como e quando tomar

O que é Expec?

Expec é um medicamento antitussígeno e expectorante, resultante da associação da oxomemazina, anti-histamínico de síntese, dotado de propriedades antitussígenas e sedativas; guaifenesina, antisséptico das vias respiratórias e expectorante; benzoato de sódio, fluidificante das secreções brônquicas e expectorante.

Esse medicamento é indicado no tratamento sintomático da tosse (irritativa, não produtiva, espasmódica, seca) associada a várias condições respiratórias. 

Pessoas sensíveis aos componentes da fórmula, pacientes sensíveis ao iodo ou que apresentam insuficiência respiratória, qualquer que seja o grau, afecções hepáticas e renais graves não devem fazer uso do medicamento.

Composição

Cada 5 mL do xarope contém:

  • Cloridrato de oxomemazina 2 mg;
  • Iodeto de potássio 100 mg;
  • Benzoato de sódio 20 mg;
  • Guaifenesina 30 mg;
  • Veículo q.s.p. 5 mL;

Veículo: hietelose, sacarina sódica, hidróxido de sódio, essência de framboesa, essência de caramelo, corante vermelho bordeaux, ciclamato de sódio, álcool etílico, ácido cítrico, água purificada.

Expec, como usar?

Adulto:

Tomar 5 mL 6 vezes ao dia.

Crianças de 2 a 6 anos:

Tomar 5 mL de 3 a 4 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos:

Tomar 5 mL de 4 a 6 vezes ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.

Efeito colateral 

O efeito adverso mais comumente observado é a sonolência. Entretanto, mais raramente, pode-se observar constipação

e retenção urinária, confusão mental, boca seca, efeitos gastrintestinais (em particular intolerância digestiva), discinesias

tardias, leucopenia e agranulocitose.

Quanto custa Expec?

Você encontra este remédio à venda na Panvel Farmácias. Confira:

Expec dá sono?

Um dos efeitos colaterais mais comuns do Expec é o sono. Esse sono é comum, desde que não atrapalhe os afazeres do dia a dia, caso o sono seja exagerado, de modo que atrapalhe a qualidade de vida, o recomendado é interromper o uso e procurar um médico.

menu