Blog Bem Panvel

Clonazepam: bula, para que serve, como tomar

O que é Clonazepam?

Com efeitos calmantes e relaxantes, o Clonazepam é um medicamento usado, principalmente, para tratar os sintomas de tratar crises epilépticas e transtorno do pânico.

No mais, o medicamento pode ser utilizado no tratamento dos sintomas de agitação causados por antipsicóticos.

Composição do Clonazepam

O Clonazepam é o ingrediente ativo do medicamento, responsável pelo efeito terapêutico. Além disso, o comprimido conta com excipientes, que auxiliam no armazenamento, transporte e liberação do fármaco no organismo, como:

  • lactose;
  • amido de milho;
  • estearato de magnésio;
  • celulose microcristalina.

Vale destacar que os excipientes podem variar conforme os fabricantes do medicamento. Por isso, é fundamental sempre conferir a bula da opção desejada ou adquirida, para obter informações precisas.

Superdose de Clonazepam: o que fazer?

Em caso de suspeita de superdosagem de Clonazepam, buscar ajuda médica imediatamente é fundamental. Então, dirija-se ao atendimento médico mais próximo, para evitar consequências ruins. E não tente induzir vômito, pois isso pode ser perigoso.

Para que serve o Clonazepam?

O Clonazepam é um medicamento classificado como benzodiazepínico, indicado principalmente para o tratamento de duas condições:

  • crises epiléticas, auxiliando no controle de diversos tipos de crises epiléticas, podendo ser usado isoladamente ou combinado com outros medicamentos (sempre com indicação e receita médica); 
  • e transtornos de ansiedade, sendo eficaz para aliviar os sintomas de transtornos de ansiedade, como ansiedade generalizada e crises de pânico.

Desse modo, e de acordo com a gravidade do transtorno, o Clonazepam pode ser encontrado em diversas marcas, quantidades de comprimidos e miligramas, dentre as opções estão: Clonazepam 2mg 30 Comprimidos Medley Genérico B1; Clonazepam 2mg 60 Comprimidos Medley Genérico B1 e Clonazepam 2,5mg/Ml 20 Ml Medley Genérico B1.

Como o Clonazepam funciona?

O Clonazepam é um medicamento classificado como benzodiazepínico e sua ação principal se dá por meio da intensificação da atividade do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, que funciona como um importante neurotransmissor inibitório, auxiliando no controle das funções cerebrais.

Assim, ao potencializar a ação do GABA, o Clonazepam reduz a atividade cerebral de maneira geral, proporcionando efeitos calmantes, relaxantes musculares e anticonvulsivantes.

Contraindicações do Clonazepam

O Clonazepam é um medicamento seguro e eficaz para muitas pessoas, mas existem algumas situações em que ele não é recomendado. Dessa forma, é importante conversar com seu médico para saber se o Clonazepam é apropriado para você.

Alguns dos principais casos em que o Clonazepam é contraindicado são:

  • gravidez;
  • amamentação;
  • fraqueza muscular;
  • insuficiência respiratória grave;
  • alergia ao Clonazepam ou outros benzodiazepínicos.

Como usar Clonazepam?

O Clonazepam é um medicamento tarja preta, ou seja, só deve ser usado com orientação médica.  A dose correta do Clonazepam varia muito conforme o paciente e a condição que se deseja tratar.

De maneira geral, o médico irá iniciar o tratamento com uma dose baixa e aumentá-la gradualmente, até alcançar o efeito desejado, sempre com a menor dose possível para minimizar os efeitos colaterais.

Com isso, é importante seguir rigorosamente as orientações do médico sobre a dose e a duração do tratamento. Nunca aumente ou diminua a dose por conta própria, e não interrompa o tratamento sem antes consultar o seu médico.

Cuidados ao usar Clonazepam

O Clonazepam é um medicamento que age no sistema nervoso central, podendo causar efeitos colaterais como sonolência, tontura e prejuízo da coordenação motora. Por isso, é preciso ter alguns cuidados ao usá-lo. Confira!

  • Evitar dirigir qualquer tipo de veículo ou operar máquinas: devido aos possíveis efeitos colaterais do medicamento citados anteriormente, é perigoso realizar atividades que exijam atenção e coordenação motora;
  • Não consumir bebidas alcoólicas: o álcool potencializa o efeito sedativo do Clonazepam, podendo causar sonolência excessiva, lentidão de raciocínio e aumento do risco de acidentes;
  • Ter cautela ao usar outros medicamentos: informe seu médico sobre todos os remédios de uso contínuo, incluindo medicamentos sem receita médica, vitaminas e suplementos alimentares. Isso porque o Clonazepam pode interagir com outros medicamentos, potencializando ou diminuindo o seu efeito;
  • Não interromper o uso abruptamente: suspender o Clonazepam repentinamente pode causar sérios efeitos colaterais, como convulsões. Desse modo, é fundamental que você siga as orientações do seu médico sobre a forma correta de parar com a medicação.

O que fazer se eu esquecer de usar Clonazepam?

Se você esquecer de tomar uma dose de Clonazepam, é importante não dobrar o consumo do medicamento para compensar o esquecimento, espere sempre a dose seguinte. Depois disso, volte a tomar o medicamento normalmente, seguindo as orientações médicas.

Caso você esqueça frequentemente de tomar o Clonazepam, converse com o seu médico sobre a possibilidade de alterar o horário da medicação ou utilizar algum método para te auxiliar a lembrar de tomar o remédio.

Interações medicamentosas 

O Clonazepam, por atuar no sistema nervoso central, pode ter seu efeito potencializado ou alterado quando usado em conjunto com outros medicamentos, em especial, os opióides (remédios para dor), anticonvulsivantes (remédios para epilepsia), antidepressivos e anti alérgicos sedativos. 

Então, lembre-se sempre de informar o seu médico sobre todos os medicamentos que costuma utilizar, tendo em vista que o uso combinado pode aumentar o risco de sonolência, tontura, dificuldade respiratória e até mesmo coma.

Efeitos colaterais do Clonazepam

O Clonazepam é um medicamento usado para tratar quadros de ansiedade e epilepsia.  Apesar de ser um remédio eficaz para tratar quadros de ansiedade e epilepsia, o Clonazepam pode causar efeitos colaterais em alguns pacientes, alguns deles incluem:

  • sonolência;
  • irritabilidade;
  • dor de cabeça;
  • depressão respiratória;
  • alterações gastrointestinais;
  • coordenação motora prejudicada;
  • problemas de memória e concentração.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos efeitos colaterais mais comuns do Clonazepam.  Caso você note algum efeito colateral incomum ou persistente, informe o seu médico.

Como guardar Clonazepam?

O Clonazepam deve ser armazenado em temperatura ambiente, ou seja, entre 15°C e 30°C, dentro de gavetas e armários que fiquem longe da umidade. Além disso, o medicamento deve ser mantido em sua embalagem original e fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Clonazepam

Perguntas frequentes sobre Clonazepam

Para que serve Clonazepam?

O Clonazepam é um medicamento usado para tratar quadros de ansiedade e epilepsia.

Qual é o efeito colateral do Clonazepam?

Sonolência, tontura, problemas de memória e concentração, irritabilidade, alterações gastrointestinais e coordenação motora prejudicada são alguns dos efeitos colaterais mais comuns do Clonazepam.

Qual a dosagem de Clonazepam para dormir?

A dosagem correta desse medicamento deve ser orientada por um médico, a qual irá variar conforme a condição clínica do paciente.

O que não pode tomar com Clonazepam?

Álcool, outros remédios depressores do sistema nervoso central, como opióides, anticonvulsivantes e antidepressivos sedativos. Informe seu médico sobre todos os remédios que você tomar, incluindo medicamentos sem receita médica e vitaminas.

Quanto tempo dura o efeito do Clonazepam no corpo?

O tempo de duração do efeito do Clonazepam varia de acordo com a dose administrada e de cada paciente.

O que o Clonazepam faz no cérebro?

O Clonazepam age no sistema nervoso central, aumentando a ação do neurotransmissor inibitório GABA, que por sua vez reduz a atividade cerebral, causando efeitos calmantes e anticonvulsivantes.

Qual alimento corta o efeito do Clonazepam?

Não há alimentos que cortam o efeito do Clonazepam.Agora que você pôde conhecer mais sobre o Clonazepam, que tal também ficar por dentro de todos os produtos calmantes disponíveis na Panvel? Confira nossa lista completa de medicamentos e fique por dentro das promoções.

menu