Blog Bem Panvel

Cetirizina: como tomar, bula e muito mais

O que é Cetirizina?

O Dicloridrato de Cetirizina é um medicamento antialérgico indicado para o alívio de sintomas da rinite alérgica e dos sintomas de urticária.

Composição da Cetirizina

Cada comprimido do medicamento contém 10 mg de Dicloridrato de Cetirizina. Os excipientes são: lactose, amido de milho, povidona, estearato de magnésio, talco, copolímero de ácido metacrílico, macrogol e dióxido de titânico.

Cada mL (20 gotas) da solução oral do medicamento também contém 10 mg de Dicloridrato de Cetirizina. O veículo contém glicerol, propilenoglicol, sacarina sódica, metilparabeno, propilparabeno, acetato de sódio, ácido acético e água purificada.

Superdose de Cetirizina: o que fazer?

O uso de Cetirizina deve ser feito sempre de acordo com a dosagem indicada pelo médico. Em caso de superdosagem, o paciente pode sentir sonolência, tontura, confusão mental, fadiga, dor de cabeça e inquietação. Nesse caso, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.

Para que serve a Cetirizina?

A Cetirizina é um medicamento indicado para o alívio e o tratamento dos sintomas da rinite alérgica sazonal e perene, da conjuntivite alérgica e da urticária, além de outros tipos de alergia.

Como a Cetirizina funciona?

A Cetirizina faz parte de uma classe de medicamentos conhecida como anti-histamínicos, que bloqueiam a ação das histaminas, substâncias liberadas em resposta à presença de um alérgeno. As histaminas causam inchaço, congestão nasal e coceira, entre outros sintomas. Ao bloquear a ação das histaminas, os anti-histamínicos, como a Cetirizina, diminuem os sintomas alérgicos.

Contraindicações da Cetirizina

A Cetirizina é contraindicada nos seguintes casos:

  • Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
  • Para pacientes com insuficiência renal grave;
  • Para crianças com menos de 12 anos, no caso dos comprimidos revestidos;
  • Para crianças com menos de 2 anos, no caso da solução oral;
  • Para mulheres que estejam amamentando.

Como usar a Cetirizina?

Os comprimidos de Cetirizina devem ser ingeridos com a ajuda de um pouco de água. A dose indicada é de um comprimido de 10 mg uma vez ao dia ou de acordo com a orientação médica. Já a solução oral pode ser administrada em gotas diretamente na boca, em uma colher ou em um copo, diluída em água. A dose para adultos e crianças a partir de 12 anos é de 20 gotas, que equivalem a 10 mg do medicamento, por dia.

O que fazer se eu esquecer de usar a Cetirizina?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Cetirizina, tome a dose esquecida assim que se lembrar, a menos que esteja perto do horário da próxima dose. Nesse caso, pule a dose esquecida e tome a próxima no horário correto. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.

Cuidados ao usar a Cetirizina

O Dicloridrato de Cetirizina deve ser utilizado com cuidado em pacientes epiléticos, que fazem uso de substâncias depressoras do sistema nervoso central ou que tenham predisposição à retenção urinária. Em caso de sonolência após ingerir o medicamento, o paciente não deve dirigir, operar máquinas ou realizar atividades perigosas. Esse medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Interações medicamentosas 

O uso de Dicloridrato de Cetirizina deve ser cauteloso em pacientes que fazem uso de substâncias depressoras do sistema nervoso central. Também não deve ser usado em conjunto com outros anti-histamínicos. Informe ao seu médico caso você faça uso de algum outro medicamento.

Efeitos colaterais da Cetirizina

O uso da Cetirizina pode causar diversos efeitos colaterais:

  • Boca seca
  • Sonolência
  • Tontura
  • Agitação
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão e coceira na pele
  • Inchaço na pele
  • Distúrbios gastrointestinais

Caso observe algum desses efeitos, suspenda o uso do medicamento e procure orientação médica.

Como guardar a Cetirizina?

A Cetirizina deve ser guardada em temperatura ambiente, protegida da luz e da umidade. Mantenha o medicamento em seu frasco ou embalagem original e não o utilize caso o prazo de validade esteja vencido. Caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico.

Perguntas frequentes sobre a Cetirizina

É comum surgirem dúvidas sobre o uso da Cetirizina e seus efeitos. Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse medicamento.

Tem corticoide na Cetirizina?

A Cetirizina não contém corticóides em sua composição. Esse medicamento é da classe dos anti-histamínicos, que agem bloqueando os efeitos da histamina, uma substância liberada pelo corpo durante reações alérgicas. Já os corticoides são uma classe de medicamentos que contêm corticosteroides, substâncias relacionadas aos hormônios produzidos pela glândula adrenal.

Qual é melhor: Cetirizina ou Loratadina?

Ambos são medicamentos antialérgicos de segunda geração e são frequentemente usados para tratar condições como rinite alérgica, urticária e outros sintomas de alergias. A Cetirizina pode causar sonolência em alguns pacientes, mas costuma ter um início de ação mais rápido em comparação com a Loratadina. A escolha entre os dois medicamentos depende da recomendação médica e da resposta individual de cada paciente.

Confira mais conteúdos na aba Tudo sobre medicamentos e faça sua compra de antialérgicos e outros medicamentos na Panvel!

menu