Vick Xarope 44e 120ml
Descrição do produto
Esse medicamento atua como expectorante e antitussígeno. Ele é indicado para o alívio da tosse e dos sintomas de constipações e gripes.
Composição Vick Xarope 44e
Cada ml de Vick Xarope 44e contém 13,33 mg de guaifenesina e 1,33 mg de bromidrato de dextrometorfano monoidratado (correspondente a 0,97 mg de dextrometorfano).
Os excipientes (veículos dos princípios ativos) incluem propilenoglicol, álcool etílico, carmelose sódica, ácido cítrico, mentoxipropanodiol, sabor artificial de cereja, corante e sacarose.
Superdose do Vick Xarope 44e: o que fazer?
A superdosagem pode causar tonturas, agitação, náuseas e vômitos, além de elevar o risco de depressão do sistema nervoso central e de dificuldades respiratórias. O tratamento envolve lavagem gástrica e medidas de suporte.
Caso o medicamento seja administrado em doses maiores do que as recomendadas ou haja ingestão acidental, não espere os sintomas acontecerem ou piorarem. O ideal é procurar o atendimento médico rapidamente, levando consigo a embalagem ou a bula do xarope Vick.
Xarope Vick: para que serve e como funciona?
O Vick Xarope 44E infantil e adulto é um medicamento utilizado para aliviar os sintomas de tosse e congestão nasal, comuns em resfriados, gripes e outras condições respiratórias.
Ele contém uma combinação de ingredientes ativos que atuam de diferentes maneiras para proporcionar alívio dos sintomas. São eles:
- guaifenesina — é um expectorante que ajuda a afinar o muco nas vias respiratórias (agente mucolítico), facilitando a sua expectoração (eliminação). Desse modo, ele contribui com o alívio de quadros de tosse produtiva, ou seja, com muco;
- dextrometorfano — é um supressor da tosse (antitussígeno) que age no cérebro para reduzir o reflexo da expiração brusca diante da irritação da garganta (redução do limiar de resposta ao estímulo tussígeno). Ele ajuda não apenas a aliviar os sintomas de tosse produtiva, mas também das secas, decorrentes de alergias.
Ainda, o medicamento apresenta a propriedade mucoadesiva, que proporciona a sensação reconfortante de hidratação na garganta.
Contraindicações do Vick Xarope 44e
O medicamento não deve ser utilizado por pessoas com alergia ou hipersensibilidade aos componentes de sua fórmula. Também há contraindicação para pacientes com asma, bronquite crônica ou enfisema.
O xarope Vick para tosse não deve ser utilizado por crianças menores de 6 anos e mulheres grávidas sem orientação médica.
Como usar o Vick Xarope 44e?
O Vick Xarope 44e 120 ml ou 240 ml é um líquido avermelhado de aparência límpida. Agite antes de usar e administre o medicamento conforme a posologia indicada por faixa etária/peso:
-
adultos e crianças com mais de 43 kg (maiores de 12 anos) — 15 ml no copo dosador (equivalente a uma colher de sopa) a cada 4 ou 6 horas;
-
crianças com 22-43 kg (maiores de 6 anos) — 7,5 ml no copo dosador (equivalente a uma colher de sobremesa) a cada 4 ou 6 horas.
Não há recomendações especiais para pacientes idosos.
O efeito do xarope Vick começa em cerca de 15 minutos após a administração.
O que fazer se eu esquecer de usar o Vick Xarope 44e?
Em caso de esquecimento, tome o xarope Vick assim que se lembrar, respeitando o intervalo mínimo de 4 horas e o limite de 6 doses por dia.
Nunca tome doses duplicadas para compensar um esquecimento.
Cuidados ao usar o Vick Xarope 44e
Não exceda 5 dias de tratamento, pois o uso prolongado desse medicamento pode causar reações adversas e mascarar sintomas que precisam de uma investigação mais cuidadosa.
Procure o médico imediatamente se a tosse persistir por mais de uma semana ou vier acompanhada de febre, dor de cabeça insistente ou outros sintomas.
Se você estiver amamentando, não faça o uso do medicamento sem consultar um médico ou farmacêutico.
Efeitos colaterais do Vick Xarope 44e
Não há evidências de reações adversas comuns no uso de Vick Xarope 44e. Efeitos raros incluem sonolência, náuseas, irritações gastrointestinais e tonturas.
Interações medicamentosas
Os componentes de Vick Xarope 44e podem interagir com:
- inibidores de monoamina oxidase (IMAOs);
- inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs);
- outros supressores de tosse.
Em relação aos IMAOs, a possibilidade de interação permanece por até 2 semanas após o uso.
Sempre informe seu médico sobre condições de saúde e uso de outros medicamentos antes de iniciar o tratamento.
Como guardar Vick Xarope 44e?
Mantenha o Vick Xarope 44E em sua embalagem original, bem fechada, em local fresco e protegido da luz direta do sol. Mantenha o medicamento fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Lembre-se de que o ideal é evitar a automedicação. Caso os sintomas persistam, procure um médico.