PANTOPRAZOL 20MG 28 COMPRIMIDOS REVESTIDOS LIBERACAO RETARDADA CIMED GENERICO
PANTOPRAZOL 20MG 28 COMPRIMIDOS REVESTIDOS LIBERACAO RETARDADA CIMED GENERICO

Pantoprazol 20mg 28 Comprimidos Revestidos Liberacao Retardada Cimed Generico

COD 106559
Seja o primeiro a avaliar
Este produto é vendido e entregue pela Panvel.

Descrição do produto

 

  • Conteúdo: 28 comprimidos revestidos 
  • Dosagem: 20mg 

 

Composição

22,55 mg de pantoprazol sódico sesqui-hidratado.

Excipientes: manitol, carbonato de sódio, crospovidona, povidona, estearato de cálcio, croscarmelose sódica, talco, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, citrato de trietila, álcool polivinílico, macrogol, sílica coloidal anidra, laurilsulfato de sódio, polissorbato 80, copolímero de ácido metacrílico e metacrilato de etila.

 

Para que serve Pantoprazol?

- Tratamento de úlcera péptica duodenal (úlcera causada pelo ácido do estômago em contato com o revestimento do início do intestino), úlcera péptica gástrica (úlcera causada pelo ácido no estômago) e das esofagites de refluxo moderadas ou graves (doença causada pela volta do conteúdo do estômago para o esôfago), em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos. Para as esofagites leves recomenda-se pantoprazol 20 mg.

- Tratamento da Síndrome de Zollinger-Ellison e de outras doenças causadoras de produção exagerada de ácido pelo estômago.

- Para erradicação do Helicobacter pylori, (bactéria responsável pela formação de úlceras) com a finalidade de redução da taxa de recorrência de úlcera gástrica ou duodenal causadas por este micro-organismo. Neste caso, deve ser associado a dois antibióticos adequados (vide modo de usar).

 

Como funciona Pantoprazol?

Este medicamento reduz a acidez estomacal, aliviando os sintomas causados por essa acidez em casos de gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas, dispepsia não ulcerosa e doença por refluxo gastroesofágico. O pantoprazol é um medicamento classificado como "inibidor de bomba de prótons" (IBP), isto é, inibe uma estrutura localizada dentro de células específicas do estômago (as células parietais) responsáveis pela produção de ácido clorídrico.

O pantoprazol atua na etapa final da secreção ácida, independente do estímulo desta. Por meio de um mecanismo de autoinibição, o seu efeito diminui à medida que a secreção ácida é inibida.

O início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias. Após a interrupção da medicação, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de três dias.

 

Contraindicação 

Pantoprazol não deve ser usado por indivíduos que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida ao pantoprazol, benzimidazólicos substituídos ou aos demais componentes da fórmula.

Em terapia combinada para erradicação do Helicobacter pylori, pantoprazol não deve ser administrado a pacientes com problemas moderados ou graves no fígado ou nos rins, uma vez que não existe experiência clínica sobre a eficácia e a segurança da terapia combinada (por exemplo, amoxicilina, claritromicina) nesses pacientes.

Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos de idade. 

 

Modo de uso 

A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de 40 mg ao dia, antes, durante ou após o café da manhã. Úlceras duodenais normalmente cicatrizam completamente em duas semanas.

Para úlceras gástricas e esofagite por refluxo, em geral um período de tratamento de quatro semanas é adequado. Em casos individuais pode ser necessário estender o tratamento para 4 semanas (úlcera duodenal) ou para 8 semanas (úlcera gástrica e esofagite por refluxo).

Em casos isolados de esofagite por refluxo, úlcera gástrica ou úlcera duodenal, a dose diária pode ser aumentada para dois comprimidos ao dia, particularmente nos casos de pacientes refratários a outros medicamentos antiulcerosos.