Glivance Xr 500+30mg 60 Comprimidos Liberação Prolongada
Descrição do produto
- 60 comprimidos de liberação prolongada
- 500mg/30mg
- Uso oral
- Uso adulto
- Fabricante: Merck
Composição
Cada comprimido de Glifage® XR 500 mg ação prolongada contém:
- cloridrato de metformina 500 mg (equivalente a 390 mg de metformina base).
- Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica, hipromelose e celulose microcristalina.
Para que serve Glivance XR?
Glifage XR é um medicamento antidiabético de uso oral, que associado a uma dieta apropriada, é utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2 em adultos, isoladamente ou em combinação com outros antiadiabéticos orais, como por exemplo aqueles da classe das sulfonilureias.
Pode ser utilizado também para o tratamento do diabetes tipo 1 em complementação à insulinoterapia. Glifage XR também está indicado na Síndrome dos Ovários Policísticos, condição caracterizada por ciclos menstruais irregulares e frequentemente excesso de pelos e obesidade.
Como Glivance XR funciona?
Glifage XR contém metformina, um medicamento para tratar o diabetes em adultos. A metformina pertence a um grupo de medicamentos denominados biguanidas. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que os tecidos do corpo absorvam a glicose (açúcar) do sangue e a usem para produzir energia ou armazená-la para uso posterior. Se você tem diabetes, o seu pâncreas não produz insulina suficiente ou o seu corpo não é capaz de utilizar adequadamente a insulina que produz. Isto leva a um nível elevado de glicose no sangue. Glifage XR ajuda a baixar o nível de glicose no sangue para um nível tão normal quanto possível.
Em estudos clínicos, o uso de metformina foi associado a estabilização do peso corporal ou a uma modesta perda de peso.
Contraindicação
Você não deve tomar Glivance® XR se:
- tem hipersensibilidade (alergia) à metformina, à gliclazida ou a qualquer outro componente da fórmula;
- sofre de diabetes tipo 1 (insulino-dependente), ou se ocorrer perda grave do controle do diabetes chegando à pré-coma ou cetoacidose diabética (complicação da diabetes com rápida perda de peso, náuseas e vômitos);
- tem mau funcionamento grave dos rins (depuração de creatinina inferior a 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada [TFGe] inferior a 30 mL/min/1,73m2 ) ou mau funcionamento do fígado;
- tem uma infecção grave ou está desidratado;
- estiver em tratamento para problemas cardíacos, se teve recentemente um ataque cardíaco, tem problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias;
- estiver fazendo uso de miconazol, um medicamento utilizado no tratamento de determinadas micoses;
- ingerir bebidas alcoólicas em excesso (todos os dias ou esporadicamente);
- estiver amamentando.
O uso de Glivance® XR requer cautela se você tiver que passar por exame radiológico ou outros que requeiram a injeção de contrastes contendo iodo ou por cirurgia eletiva de grande porte. Nestes casos, o uso de Glivance® XR deve ser interrompido durante um determinado período de tempo antes e depois do exame ou cirurgia. Seu médico irá decidir se você precisa de outro tratamento durante este período.
Como usar Glivance XR?
Glivance® XR deve ser administrado uma vez ao dia, no mesmo nível de dose das monodrogas individuais (metformina e gliclazida) de um a quatro comprimidos pela manhã junto com o café da manhã. A dose máxima diária é de 2.000 mg para metformina e de 120 mg para gliclazida.
Pacientes cujas necessidades diárias individuais de metformina e gliclazida não podem ser cobertas com as doses disponíveis da associação em dose fixa devem fazer uso dos componentes isolados em associação livre.