A Glimepirida é indicada para o tratamento oral de diabetes mellitus não insulino-dependente (Tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis de glicose não podem ser adequadamente controlados por meio de dieta alimentar, exercícios físicos e redução de peso.
Composição:
Cada comprimido de 4 mg contém:
4 mg de Glimepirida;
1 comprimido de excipientes q.s.p..
Excipientes:
celulose microcristalina
lactose
croscarmelose sódica
amidoglicolato de sódio
estearato de magnésio
dióxido de silício coloidal
laurilsulfato de sódio
corante azul.
Como funciona:
A Glimepirida diminui as concentrações sanguíneas da glicose, principalmente pela estimulação da secreção de insulina. Os picos de redução da glicemia em pacientes diabéticos do tipo 2 ocorreram em 2 a 4 horas após a ingestão do medicamento.
Contraindicações:
Glimepirida não deve ser utilizada nos seguintes casos:
Alergia à Glimepirida ou a outras sulfonilureias, outras sulfonamidas ou aos demais componentes da formulação;
Glimepirida é contraindicado durante a gravidez e lactação;
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica;
Não há experiência suficiente na utilização de Glimepirida em pacientes com insuficiência hepática (redução da função do fígado) grave e em pacientes sob diálise. Em pacientes com insuficiência da função hepática é indicada a substituição pela insulina, ao menos para se obter um controle metabólico adequado;
Glimepirida não deve ser administrada para o tratamento de diabetes mellitus insulino-dependente (Tipo 1, ou seja, para o tratamento de diabéticos com história de cetoacidose), de cetoacidose diabética (uma complicação do diabetes mellitus) ou de pacientes em pré-coma ou coma diabético. Essa condição deve ser tratada com insulina.
Como usar:
Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral;
Os comprimidos de glimepirida devem ser engolidos sem mastigar e com quantidade suficiente de água (aproximadamente ½ copo).