Clilon 0,5% Solucao Oftalmica 5ml
Descrição do produto
O que é o Clilon 0,5% Solução Oftálmica?
O Clilon 0,5% Solução Oftálmica é um medicamento em forma de colírio, indicado para o alívio dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica, para o tratamento e/ou prevenção da inflamação em pacientes submetidos a cirurgias oculares, incluindo a extração de catarata, e para o tratamento da dor ocular. Seu uso é restrito ao ambiente oftálmico e deve ser feito sob orientação médica. O Clilon 0,5% bula detalha todas as informações necessárias para o uso seguro do medicamento.
Qual o princípio ativo do Clilon 0,5% Solução Oftálmica?
O princípio ativo do Clilon 0,5% Solução Oftálmica é o trometamol cetorolaco, um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) utilizado para reduzir inflamações e aliviar sintomas oculares.
Como o Clilon 0,5% Solução Oftálmica age no organismo?
O Clilon 0,5% Solução Oftálmica atua inibindo a produção de substâncias no organismo que causam inflamação e dor nos olhos. Sua ação é rápida após a aplicação, proporcionando alívio dos sintomas de inflamação ocular, como vermelhidão, dor, coceira e sensação de corpo estranho.
Composição do Clilon 0,5% Solução Oftálmica
- Princípio ativo: trometamol cetorolaco (5 mg/mL)
- Excipientes: octoxinol, cloreto de sódio, edetato dissódico di-hidratado, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água para injetáveis
Quais são os efeitos colaterais do Clilon 0,5% Solução Oftálmica?
Assim como outros medicamentos, o Clilon 0,5% Solução Oftálmica pode causar efeitos colaterais. Os mais comuns incluem:
- Dor e irritação passageiras nos olhos após a aplicação
- Visão borrada
- Conjuntivite
- Irite (inflamação da íris)
- Precipitados ceráticos (depósitos de proteínas na córnea)
- Hemorragia retinal
- Edema macular cistoide
- Sensação de ardor e prurido (coceira) nos olhos
- Trauma ocular
- Pressão intraocular alterada
- Dor de cabeça
Reações raras podem incluir irritação ocular, edema palpebral, hiperemia ocular e conjuntival, secreção ocular, ceratite ulcerativa, broncoespasmo ou agravamento da asma em pessoas sensíveis a anti-inflamatórios não esteroidais.
Como devo usar o Clilon 0,5% Solução Oftálmica?
O uso do Clilon 0,5% Solução Oftálmica deve ser feito exclusivamente nos olhos, conforme orientação do médico. Não utilize o medicamento sem prescrição e siga rigorosamente as instruções da bula e do profissional de saúde. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, dedos ou outras superfícies para evitar contaminação.
Cuidados ao usar o Clilon 0,5% Solução Oftálmica
- Evite o uso durante o uso de lentes de contato. Retire as lentes antes da aplicação e aguarde pelo menos 15 minutos para recolocá-las.
- Se estiver usando outros colírios, aguarde um intervalo de 5 minutos entre as aplicações.
- Utilize o medicamento apenas sob orientação médica.
- Informe ao médico sobre qualquer outro medicamento em uso.
- Não utilize em caso de alergia a qualquer componente da fórmula.
- Pacientes com tendência a sangramento ou em uso de medicamentos que prolongam o tempo de sangramento devem ter cautela.
- O uso prolongado pode retardar a cicatrização ocular.
- Pacientes com doenças da superfície ocular, diabetes, artrite reumatoide ou que passaram por cirurgias oculares recentes devem ter acompanhamento médico rigoroso.
Interações medicamentosas com o Clilon 0,5% Solução Oftálmica
De acordo com a Clilon 0,5% bula, não foram relatadas interações com outros medicamentos oftálmicos, como antibióticos, sedativos, mióticos, midriáticos, cicloplégicos, anestésicos locais ou corticosteroides. No entanto, o uso concomitante de anti-inflamatórios não esteroidais e corticosteroides tópicos pode aumentar o risco de problemas na cicatrização ocular.
Superdose do Clilon 0,5% Solução Oftálmica: o que fazer?
Em geral, a superdose do Clilon 0,5% Solução Oftálmica não provoca problemas agudos. Caso ocorra ingestão acidental, recomenda-se beber bastante líquido e procurar orientação médica. Em caso de uso excessivo nos olhos, procure um profissional de saúde e leve a embalagem ou bula do medicamento.
O que fazer se eu esquecer de usar o Clilon 0,5% Solução Oftálmica?
Se esquecer de aplicar uma dose do Clilon 0,5% Solução Oftálmica, utilize assim que lembrar, mantendo os intervalos regulares entre as aplicações. No dia seguinte, retome os horários habituais. Em caso de dúvidas, consulte o farmacêutico ou médico.
Contraindicações do Clilon 0,5% Solução Oftálmica
- Hipersensibilidade (alergia) ao trometamol cetorolaco ou a qualquer componente da fórmula.
- Histórico de reações alérgicas a anti-inflamatórios não esteroidais.
Quando não devo usar o Clilon 0,5% Solução Oftálmica?
- O uso em crianças não é recomendado, pois a segurança e eficácia não foram estabelecidas para essa faixa etária.
- Durante a gravidez, o uso deve ser avaliado pelo médico, especialmente em estágios avançados.
- Mulheres que estão amamentando devem utilizar o medicamento com cautela e sob orientação médica.
- Pacientes com tendência a sangramento ou em uso de medicamentos que prolongam o tempo de sangramento devem ter cautela.
- Pacientes com doenças da superfície ocular, diabetes, artrite reumatoide ou que passaram por cirurgias oculares recentes devem ter acompanhamento médico rigoroso.
Posso comprar o Clilon 0,5% Solução Oftálmica sem receita médica?
Não. O Clilon 0,5% Solução Oftálmica é um medicamento de venda sob prescrição médica. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar o tratamento.
Como armazenar o Clilon 0,5% Solução Oftálmica?
- Conserve em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
- Proteja da luz.
- Guarde na embalagem original.
- Após aberto, utilize em até 60 dias.
- Mantenha fora do alcance de crianças.
O Clilon 0,5% Solução Oftálmica está disponível na Panvel. Consulte sempre um profissional de saúde antes de usar qualquer medicamento. Veja mais opções em Colírios.