Bactrim é um quimioterápico (medicamento sintetizado em laboratório para combater microrganismos ou a multiplicação desordenada de células) com propriedades bactericidas (capaz de matar bactérias) e duplo mecanismo de ação.
Composição:
Cada comprimido contém:
400 mg de sulfametoxazol;
80 mg de trimetoprima.
Indicações de uso:
Indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação dos medicamentos trimetoprima e sulfametoxazol, como certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (homens e mulheres), infecções da pele, entre outros tipos de infecções.
Como funciona:
Bactrim contém dois compostos ativos (sulfametoxazol + trimetoprima), que agem sinergicamente (ação conjunta, em que uma substância potencializa a outra), inibindo dois passos consecutivos da formação de uma substância necessária aos microrganismos, que não conseguem mais se desenvolver;
A ação medicamentosa de Bactrim começa logo após a primeira dose. No entanto, os microrganismos não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre, dor, etc. desapareçam, é necessário continuar o tratamento pelo período estabelecido pelo médico.
Contraindicações:
Este medicamento é contraindicado nos seguintes casos:
Pacientes com doença grave no fígado e no rim;
Pacientes com alergia à sulfonamida, à trimetoprima ou a qualquer um dos componentes da fórmula;
Não deve ser utilizado em combinação com dofetilida (medicamento contra arritmias do coração).
Como usar:
Os comprimidos devem ser administrados por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com quantidade suficiente de líquido;
A posologia deve ser orientada pelo médico, de acordo com a sua doença.