ATORVASTATINA 10MG 30 COMPRIMIDOS SANDOZ GENÉRICO
ATORVASTATINA 10MG 30 COMPRIMIDOS SANDOZ GENÉRICO

Atorvastatina 10mg 30 Comprimidos Sandoz Genérico

COD 834390
(1)
Este produto é vendido e entregue pela Panvel.

Descrição do produto

  • Conteúdo: 30 comprimidos
  • Princípio ativo: Atorvastatina cálcica
  • Dosagem: 10mg
  • Uso oral, uso adulto e pediátrico acima de 10 anos de idade
  • Fabricante: Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda.
  • Medicamento Genérico 

 

Composição

10,340mg de atorvastatina 

Excipientes: 1 comprimido revestido (laurilsulfato de sódio, celulose microcristalina, amido, trometamol, óxido de ferro amarelo, estearato de magnésio, talco, amidoglicolato de sódio, carmelose sódica, glicerol e hietelose).

 

Para que serve?

A atorvastatina cálcica comprimidos revestidos é indicada para tratamento de:

• hipercolesterolemia (aumento da quantidade de colesterol no sangue) isolada;

• hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia (aumento dos níveis sanguíneos de outro tipo de gordura);

• hipercolesterolemia associada à redução dos níveis sanguíneos de HDL (tipo de colesterol);

• hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia e associado também a redução dos níveis sanguíneos de HDL;

Inclusive hipercolesterolemias de transmissão genética/familiar (familiar homozigótica, disbetalipoproteinemia, etc), quando a resposta à dieta e outras medidas não-farmacológicas forem inadequadas.

 

Como funciona?

A atorvastatina cálcica age reduzindo a quantidade de colesterol (gordura) total no sangue diminuindo os níveis das frações prejudiciais (LDL-C, apolipoproteína B, VLDL-C, triglicérides) e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico (HDL-C).

A ação de atorvastatina cálcica se dá pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, e aumento da absorção e destruição de frações prejudiciais (LDL) do colesterol.

 

Contraindicação

A atorvastatina cálcica é contraindicada a pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;

Doença hepática (do fígado) ativa ou elevações persistentes inesperadas das transaminases séricas (enzimas do fígado), excedendo em 3 vezes o limite superior da normalidade;

Durante a gravidez ou lactação (amamentação) ou a mulheres em idade fértil que não estejam utilizando medidas contraceptivas (para evitar gravidez) eficazes.

Atorvastatina cálcica deve ser administrada a adolescentes e mulheres em idade fértil somente quando a gravidez for altamente improvável e desde que estas pacientes tenham sido informadas dos potenciais riscos ao feto. 

Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos de idade.

A atorvastatina cálcica não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. 

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.

Pode ser perigoso para a sua saúde.

Como usar

Este medicamento deve ser usado após a prescrição médica. A dose pode variar de 10 a 80 mg em dose única diária, usada a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos.

As doses iniciais e de manutenção devem ser individualizadas de acordo com os níveis iniciais do colesterol sanguíneo, a meta do tratamento e a resposta do paciente.

Após o início do tratamento e/ou durante o ajuste de dose de atorvastatina cálcica, os efeitos aparecem após 2 a 4 semanas, portanto os exames para avaliação do resultado do ajuste da dosagem devem ser feitas após esse período

Uso em Crianças: atorvastatina cálcica 10 mg está indicado para o tratamento de hipercolesterolemia em pacientes acima de 10 anos de idade.

As adolescentes devem ser aconselhadas sobre os métodos contraceptivos (para evitar gravidez) apropriados enquanto estiverem em tratamento com atorvastatina cálcica.