Blog Bem Panvel

Apendicite: o que é, como identificar e qual o tratamento

Por 
 | 
11/10/2022
5 min. de leitura

Quem já teve apendicite sempre relata que a dor abdominal é inconfundível. Caracterizada como uma inflamação do apêndice, órgão do sistema linfático, a apendicite resulta da inflamação deste e precisa ser tratada de forma rápida.

Mas, quais são as causas do problema? Como identificar os sintomas? De que forma é feito o tratamento? Tem como evitar a apendicite?

Perguntas como essas fazem parte das dúvidas de quem quer entender melhor sobre a doença e, possivelmente, saber se está ou não com apendicite. Aproveite para conhecer agora mesmo todas as respostas de que precisa.

O que é apendicite?

Conforme dito antes, a apendicite é uma inflamação ou até mesmo obstrução do apêndice. Este pequeno órgão fica localizado na primeira porção do intestino grosso e serve como depósitos de bactérias que ajudam na digestão e se encarrega de fabricar alguns anticorpos.

Por mais que suas funções possam ser desempenhadas por outros órgãos do organismo, ainda assim, o apêndice possui uma função no corpo humano.

Quando há um depósito excessivo de bactérias, muitos fluidos e até mesmo presença de fezes oriundas do intestino, a abertura do órgão pode fechar, o que ocasiona sua inflamação.

Essa inflamação é a que causa a dor na parte inferior direita do abdômen e que caracteriza o problema de saúde.

O que é apendicite aguda?

Quando o quadro de infecção piora pode ocorrer a apendicite aguda, ou apendicite supurada. Esta, nada mais é do que o rompimento do apêndice e necessita de atenção ainda mais ágil.

Isso porque, quando ocorre a supura (estouro da parede do órgão), os materiais biológicos e fecais que estão dentro dele podem se espalhar pelo corpo. Com isso, existe a possibilidade de haver infecções generalizadas (sepse), inflamação do peritônio e outros agravamentos.

O que causa apendicite?

Em geral, a apendicite ocorre quando há excesso de restos fecais ou bactérias no apêndice. Além disso, o órgão também pode inflamar por conta de uma retenção exagerada de gordura, presença de vírus ou de bactérias que não fazem parte da flora intestinal.

Existem casos de compressão do apêndice por conta de pólipos ou tumores, no entanto, esses eventos médicos são mais raros.

Como saber se estou com o apêndice inflamado?

Para saber se o apêndice está inflamado ou não, você precisa estar atento aos principais sintomas de apendicite:

  • Dor na parte de baixo do abdômen, no lado direito, mais ou menos na altura do umbigo;
  • Falta de apetite;
  • Febre moderada e persistente entre 37,5ºC e 38ºC;
  • Náuseas e vômitos;
  • Barriga inchada e rígida;
  • Perda de ânimo ou apatia;
  • Aparelho digestivo funcionando de forma irregular causando constipação.

Aqui, é importante lembrar que muitos destes sintomas também estão associados a outras doenças. Portanto, você não deve fazer o diagnóstico por conta própria e o mais recomendado é procurar um médico para analisar o caso.

Como é feito o diagnóstico?

Sempre que sentir os sintomas da apendicite, principalmente a dor no abdômen inferior direito, é necessário ir até um médico com urgência. Isso porque, se o caso for grave, pode ocorrer o rompimento do apêndice, o que é um problema muito maior.

Em todos os casos, o médico faz um diagnóstico clínico e físico do paciente. Nesse caso, faz a palpação da região abdominal, conversa com o paciente e consulta seu histórico médico.

O profissional da saúde pode solicitar alguns exames como ultrassonografia, raio-x ou tomografia para confirmar o estado de inflamação do apêndice. Além disso, exames laboratoriais como hemograma e de urina ajudam a complementar o diagnóstico.

Quanto tempo demora para a apendicite piorar?

Assim que constatar os sintomas, é interessante procurar pela emergência médica para descartar ou não a apendicite. Em geral, os casos de inflamação podem evoluir rapidamente e causar peritonite, uma inflamação na mucosa que protege todo o sistema digestivo.

Depois que os sintomas começarem, o ideal é que em menos de 24 horas o paciente procure atendimento na rede de saúde. Ademais, não se aconselha esperar pois a dor fica cada vez mais intensa e limita os movimentos e atividades cotidianas. 

Outro ponto importante é que entre 48h e 72h depois do primeiro sintoma, pode haver a supura do apêndice.

A apendicite se resolve apenas com cirurgia?

Sim. Apenas com cirurgia (apendicectomia) é possível remover o apêndice e, assim, resolver o problema de saúde. Como corre o risco de estourar ou comprometer outros órgãos do corpo, essa intervenção cirúrgica é feita rapidamente depois de comprovado o diagnóstico.

Em suma, existem duas formas de fazer a cirurgia, sendo que o médico cirurgião analisa qual a mais indicada para cada paciente:

  • Via laparoscopia, em que são feitos três cortes pequenos na barriga, dois para as hastes de operação e um para a câmera.
  • Via campo aberto no qual o médico faz um corte no lado direito do abdômen e faz a extração do apêndice.

Importante frisar que em ambos os casos o apêndice é retirado pois, por mais que ele possuam funções dentro do organismo, estas são secundárias. Isto é, são executadas por outros órgãos, portanto, a extração não compromete o paciente.

Como evitar apendicite

Mesmo que a apendicite seja mais comum em pessoas de 20 a 30 anos, tanto crianças quanto outros adultos (e idosos) podem adicionar alguns hábitos para evitar a inflamação. Nesse sentido, vale a pena:

  • Ingerir alimentos ricos em fibras;
  • Consumir menos gorduras;
  • Beber água na quantidade ideal recomendada, de ao menos 2 litros por dia.

Claro que essas medidas são de caráter preventivo e, mesmo que você cuide bem da sua saúde, pode ocorrer a inflamação do apêndice. Portanto, além de cuidar da sua alimentação, também é válido prestar atenção aos sinais que seu corpo dá e, em caso de manifestação dos sintomas, procure orientação médica imediatamente.

Por fim, não deixe de ficar de olho no blog da Panvel, onde você encontra informações sobre medicamentos, saúde e bem-estar.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

10 comments on “Apendicite: o que é, como identificar e qual o tratamento”

    1. Olá, Almi! Que bom que gostou de nosso conteúdo informativo, ficamos felizes em saber!

      Se gostou desse post, continue acompanhando nosso blog, estamos sempre postando novidades por aqui. #FiqueBem 💙

    1. Olá, Viviane! Ficamos muito felizes em saber que gostou de nosso conteúdo.

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! #FiqueBem 💙

    1. Que bom que gostou do nosso conteúdo, Jezaias! Estamos sempre trazendo novidades por aqui, continue nos acompanhando. #FiqueBem 💙

    1. Olá, Edson! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

    1. Olá, Paulo, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu